Etapa em Iranduba do Projeto da Rede Estadual de Comunicação está concluída

CIÊNCIAemPAUTA, por Marlúcia Seixas

Órgãos passam a ter em Iranduba maior eficiência administrativa no desenvolvimento dos serviços públicos. Imagem; Luciana Santos/CIÊNCIAemPAUTA

A população de Iranduba (AM) já pode contar com os benefícios da Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari – Manaus.

Numa ação do Governo do Amazonas, articulada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), foi inaugurada na quarta-feira, 11, em Iranduba, a primeira etapa da  Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari – Manaus.

O projeto envolve a interação entre vários órgãos: Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) e SECTI-AM.

A REDE

Sob articulação da SECTI-AM, o projeto Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari – Manaus consiste em implantar infraestrutura de telecomunicação, por meio de  fibra ótica e rádios, interligando os municípios de Iranduba, Manacapuru, Caapiranga, Anamã, Anori Codajás e Coari ao backbone  (espinha dorsal ou rede de transporte  de internet) da Telebrás.

Com isso, órgãos do governo passam a ter nesses municípios maior eficiência administrativa no desenvolvimento dos serviços públicos, por meio eletrônico, oferecidos à população.

O projeto da ‘Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari – Manaus’, orçado em R$ 9,016 mi, idealizado e coordenado pela SECTI-AM, e  executado pela Prodam, vem empreendendo esforços de atores estaduais desde 2010, para promover o desenvolvimento socioeconômico no interior do Amazonas e contribuir para a eficiência da gestão pública.

IMPACTOS SOCIAIS

  1. Inclusão do Amazonas no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).
  2. Redução nos custos com internet para órgãos públicos e população.
  3. Cidadania: agilidade nos serviços oferecidos pelos PAC’s, como emissão de documentos.
  4. Economia: atração de novos investimentos, geração de emprego e renda, e emissão de nota fiscal eletrônica.
  5. Segurança: interligação do Ronda no Bairro com sistemas de vigilância e emissão de boletim de ocorrência (B.O.) eletrônico.
  6. Saúde: integração de hospitais e prontos atendimentos, possibilita o uso de novas tecnologias para videoconferência, telemedicina, prontuários online e controle de estoque de medicamentos.
  7. Educação: integração de escolas e universidades a outras instituições de pesquisa, formação de professores e ensino a distância.

EVENTO

A inauguração será marcada pelo anúncio à população local dos benefícios gerados pela  Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari – Manaus.

Outra novidade virá com a redução dos custos com internet, por meio da  inclusão do Amazonas no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal, resultado de negociação ocorrida na semana passada, em Brasília (DF), entre SECTI-AM e Prodam com a Telebrás.

A partir do evento, o público poderá usufruir de conexão gratuita (wi-fi) na Praça Três Poderes, em Iranduba (AM).

CIÊNCIAemPAUTA, por Marlúcia Seixas