Euler Ribeiro, diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade
Instalada na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) foi criada em 2007, com a proposta de ser um núcleo de ensino, pesquisa, extensão e assistência sobre questões relativas ao envelhecimento humano.
Segundo o diretor da UnATI do Amazonas, doutor Euler Ribeiro, já passaram pela instituição quatro mil idosos. Só no primeiro semestre deste ano, 997 estão matriculados. Atualmente, existem no Brasil 17 universidades abertas para a terceira idade.
O médico, Euler Ribeiro, compõe um grupo de 19 PHD’s em geriatria e gerontologia do Brasil, e é o único da região Norte. Ele destaca sua preocupação com a formação de recursos humanos voltados para o envelhecimento e fomento a pesquisas especializadas nessa área, entre outras atividades, inclusive de atendimento às políticas públicas essenciais.
Com uma proposta em andamento de transformar a UnATI na primeira universidade da América Latina a oferecer cursos de graduação para idosos de todas as idades e com a possibilidade de formar mestres e doutores na área de geriatria e gerontologia no Estado, o diretor da instituição, que frequentemente é convidado para ministrar palestras não só em outros Estados, mas em eventos internacionais sobre questões de envelhecimento na Amazônia, concedeu entrevista ao portal CIÊNCIAemPAUTA para falar da atuação da UnATI do Amazonas.
CIÊNCIAemPAUTA: Qual o papel de uma Universidade Aberta para a Terceira Idade?
Euler Ribeiro: As UnATI’s, em todo o Brasil, pretendem massificar para as pessoas e para as famílias, que o idoso não desaparece para a vida; que ele é uma pessoa produtiva com conhecimentos e experiências e por conta disso tem direito de continuar vivendo com todas as funções que permeiam a vida do ser humano. Ao darmos uma atividade intelectual para essas pessoas nós modificamos seu comportamento, sua autoestima e ofertamos a possibilidade da criação de um novo grupo social, formado por homens e mulheres. Aqui, nós estamos preocupados principalmente em trabalhar a intelectualidade dos idosos, aliando o lazer às atividades desenvolvidas. A UnATI faz ensino, pesquisa e extensão como qualquer outra universidade. Nós temos um caminho de pesquisa conhecido no mundo todo, onde pesquisamos o envelhecimento do homem na floresta amazônica.
CIÊNCIAemPAUTA: Quais os cursos oferecidos pela Universidade?
ER: São cursos profissionalizantes e oficinas livres de 60 horas, podendo o idoso se matricular em até três disciplinas por semestre. Para este semestre estamos oferecendo 29 cursos, entre eles os de cuidados com a saúde, dança, teatro, informática, música, condicionamento físico, estatuto do idoso, memória, equilíbrio, etc. Para você ter uma ideia, tem gente que já está falando Espanhol e Inglês. Os cursos acontecem nos horários da manhã e tarde nos centros de convivência da família dos bairros de São Raimundo e da Aparecida, na UnATi e na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA.
CIÊNCIAemPAUTA: O senhor falou que o lazer está aliado às atividades desenvolvidas. Como isso é feito?
ER: Todos os alunos da UnATI têm que passar por atividades físicas duas vezes por semana, realizadas por um profissional de Educação Física, especializado em Gerontologia e Saúde do Idoso.
CIÊNCIAemPAUTA: As aulas são realizadas todos os dias?
ER: Sim. As aulas acontecem todos os dias, de segunda a sexta-feira, e as atividades físicas também, inclusive aos sábados pela manhã. Os alunos fazem questão de vir para cá e quase não faltam.
CIÊNCIAemPAUTA: De que forma o idoso ingressa na UnATI?
ER: Idosos com idade a partir de 55 anos, de todos os níveis de escolaridade e de classe social podem, nos dias 29, 30 e 31 de julho se matricular nos curso que serão oferecidos para o segundo semestre de 2014. As matrículas serão realizadas no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no Centro de Convivência do Idoso da Aparecida e na UnATI. Os documentos necessários são cópias de RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4.
CIÊNCIAemPAUTA: Quem são os parceiros da UnATI?
ER: A UnATI conta com parcerias importantes como as da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de Brasília (UnB), Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade de São Paulo (USP).
CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento