EVENTOS-Semana da Pátria, em Manaus, tem como tema educação e inovações tecnológicas
"A Educação e a Inovações Tecnológicas". Esse é o tema da Semana da Pátria do Amazonas, oficialmente aberta na manhã desta quinta-feira (01/09), na Praça Helidoro Balbi, também conhecida como Praça da Polícia, localizado no Centro de Manaus. O principal objetivo dessa programação é comemorar a elevação do Amazonas à categoria de Província e a Independência do Brasil nos dias 5 e 7 de setembro, respectivamente.
A programação começou com a ‘Benção do Fogo Simbólico’ na igreja de São José Operário e seguiu com a ‘Corrida do Fogo Simbólico’ até chegar a Praça da Polícia, onde aconteceu a solenidade com a presença do governador do Estado, Omar Aziz, e de outras autoridades.
A cerimônia serviu também para homenagear nomes importantes da história dos educadores do Amazonas. João dos Santos Pereira Braga e a Professora Cinthia Régia Gomes do Livramento foram homenageados como ‘Vulto Nacional’ e Ritta Calderaro recebeu o título de ‘Mulher Amazonense’.
Em seu discurso, o governador foi breve e, além de agradecer a presença das autoridades, destacou a importância de o Estado investir em educação. Em uma tentativa de mostrar que a escola pública pode formar grandes nomes para o Amazonas, Omar falou de seu próprio exemplo, ao afirmar que sempre estudou em escolas públicas.
Antes de finalizar, Omar lembrou que aqueles com condições financeiras contratam professores particulares para os filhos que têm dificuldades na escola e falou do compromisso que o governo assumiu a partir de agora. "O Estado vai bancar professores particulares pra quem precisa na rede pública. É o mínimo que eu posso fazer pela educação do Amazonas como governador", ressaltou.
"Nós precisamos da união entre educadores, alunos e pais. O governo fará de tudo para dar as condições necessárias aos nossos alunos e essas condições já estão sendo dadas", finalizou Omar Aziz.
Programação
5 de setembro
Homenagem a Terreiro Aranha, Praça da Saudade às 8h.
Desfile Escolar, Centro de Convenções (Sambódromo) às 17h.
7 de setembro
Desfile Militar, Centro de Convenções (Sambódromo) às 7h.
Encerramento com a cerimônia de ‘Abafamento do Fogo Simbólico’, Praça da Polícia às 17h.
Fonte: D24am, por Lívia Anselmo