Exposição de matemática faz sucesso para todas as idades

Terminou na noite de domingo (4), a exposição internacional “Experimentando Matemática”, depois de ter sido exibida durante cinco dias no Studio 5 Festival Mall, em Manaus. A mostra chamou a atenção do público do shopping e recebeu a visita de centenas de estudantes de escolas públicas e privadas da capital.
De acordo com a coordenadora local do evento e chefe de departamento da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect/Am), Anete Ferreira, a exposição alcançou os resultados esperados. “Conseguimos atrair não apenas centenas de estudantes, mas participaram também professores, matemáticos e um público curioso e interessado nas potencialidades de aplicação da matemática em questões práticas da vida cotidiana, atingindo o objetivo principal da atividade”, avaliou Anete.
Para o coordenador das Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP) no Amazonas, Danilo Benarrós, o evento foi um sucesso e acabou surpreendendo os organizadores pela diversificação do público. “Na verdade, esperávamos um público mais direcionado, com profissionais da área, além dos estudantes, mas o que tivemos foi um público transversal, pois ao mesmo tempo em que havia crianças bem pequenas brincando de matemática, também foram atraídas pessoas idosas e todos se mostravam surpresos por se divertirem com os experimentos”, comemorou o professor, considerando que a exposição, além de apresentar o lado interativo e lúdico da matemática, representou um passo a mais na divulgação da ciência e de cidadania. 
Manaus foi uma das mais de 50 cidades em 25 países que recebeu a exposição itinerante, iniciativa da Unesco e do Centro de Ciências da Região Centro – Orleans (França) para integrar as comemorações do Ano da França no Brasil.
 
No Estado, o evento contou com a parceria de várias instituições as instituições parceiras do evento: o consulado da França, a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (Cetam), a Olimpíada de Matemática em Escolas Públicas – Amazonas (OBMEP), e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
 
Um passeio pela matemática
 
A exposição “Experimentando Matemática” é formada por 40 experimentos interativos que os visitantes operam, aplicando as teorias da matemática em situações práticas, com o auxílio de 20 monitores.
 
Em mesas temáticas organizadas para propor aos visitantes experiências interativas, lúdicas e surpreendentes imagens, monitores e público constatam a aplicação da Matemática na vida de cada um e o seu papel na área social, cultural e econômica do cidadão.
 
No Brasil, a itinerância é coordenada pela Embaixada da França e pelos estados parceiros, com apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Consecti. No Amazonas, a coordenação foi da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sect/Am), tendo em vista que o evento, além de popularizar e difundir a ciência ofereceu à sociedade amazonense a possibilidade de conhecer conceitos e verificar de forma lúdica como a Matemática faz parte de seu cotidiano.
 
Assessoria de Comunicação – Sect/Am