Exposição sobre Marie Curie é aberta na Fucapi
09/08/2012- A palestra “Uma mulher à frente de seu tempo” marcou a abertura da exposição sobre a vida e obra de Marie Curie, na tarde desta quarta-feira (08), no auditório da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), localizado na avenida Governador Danilo de Matos Areosa, 381, Distrito Industrial.
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página SectiAmazonas no Facebook!
A abertura foi ministrada pela diretora da Aliança Francesa de Manaus, Thérèse Aubreton, que deu inicio às visitas a exposição, que vai até o dia 31 de agosto, nas dependências da Fucapi. “Ela foi uma mulher extraordinária. Na época, existiam apenas 23 mulheres que eram pesquisadoras e ela se destacou nas pesquisas de química e física, sendo incentivadora da ciência em vários países, inclusive no Brasil, onde esteve em 1926”, disse Thérèse.
A exposição conta com painéis informativos, que ao mesmo tempo trazem fotos da pesquisadora e um pouco sobre sua vida e obra. Para o diretor de negócios da Fucapi, Renato Frota, a mostra é uma oportunidade para incentivar ainda mais as mulheres a investirem na área da ciência. “Estamos felizes em receber a Aliança Francesa e também a exposição para nosso público interno e externo. E com isso mostrar a grande mulher que foi Marie, sempre à frente do seu tempo”, completou Frota.
Exposição percorre outros estados do Norte
A mostra já passou por quatro estados brasileiros. Depois do Amazonas, será a vez do Pará conhecer a exposição bilíngüe.
Saiba mais sobre Marie Curie
Marie Skodowska Curie (1867-1934) é hoje um dos nomes mais importantes da ciência juntamente com seu marido, o professor de Física Pierre Curie. Ela ganhou dois prêmios Nobel: o primeiro em 1903, em virtude de seus estudos sobre radioatividade; em 1911, recebeu outro prêmio pela descoberta dos elementos Polônio e Rádio.
O trabalho não foi fácil: o local de trabalho de Marie Curie era um laboratório improvisado em um galpão, cujo telhado tinha goteiras e o chão era terra pura, com instrumentos antigos, sem nenhuma sofisticação. Mas nem por isso as pesquisas desta cientista fracassaram, pelo contrário, levaram a identificação de três diferentes tipos de emissão radioativa – mais tarde chamados de alfa, beta e gama. Foi ela também que criou o termo radioatividade.
Marie Curie morreu em 1934, depois de muitos problemas de saúde, provavelmente em razão da contínua exposição à radiação.
Serviço:
Evento: Exposição sobre Marie Curie
Local: Fucapi
Endereço: Avenida Governador Danilo de Matos Areosa, 381, Distrito Industrial
Período: até 31 de agosto
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 22h
CIÊNCIA em PAUTA/SECTI-AM, por Danyelle Soares