Exposição “Tuberculose tem cura: o SUS pra valer” chega a Manaus
A exposição interativa Tuberculose tem cura: o SUS pra valer!, organizada pelo Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil, que está percorrendo os 57 municípios brasileiros integrantes do projeto, poderá ser conferida em Manaus, no período de 6 a 15 de julho. Com o apoio do Comitê Metropolitano de Combate à Tuberculose de Manaus, do qual faz parte a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz), a mostra será instalada no Manaus Plaza Shopping, ficando aberta ao público no horário das 10h às 21h30.
Montada em uma área total de mais de 150 m², a exposição contará com instalações que simulam um posto de saúde cenográfico, onde técnicos orientarão o público sobre os fatores de risco, prevenção, tratamento, diagnóstico e estratégias de controle da tuberculose. O objetivo é, ainda, difundir hábitos saudáveis para a população e ajudar a diminuir o estigma que ainda persiste de que essa é uma doença que só afeta aos pobres.
Para a coordenadora do Projeto Fundo Global TB – Brasil, Cristina Boaretto, a expectativa é difundir o conhecimento sobre a tuberculose, promovendo o controle social da doença. Para isso, nada melhor que uma mostra como essa, que trará para um local de fácil acesso ao grande público uma proposta inovadora que aborda a saúde com uma linguagem lúdica, dinâmica e muito educativa. "É fundamental que cada cidadão assuma seu papel no controle da tuberculose, da prevenção ao apoio ao tratamento supervisionado. Não dá pra deixar só nas mãos do poder público. Afinal, essa é uma questão de cidadania", explica Boaretto.
Dividida em cinco seções, a mostra contará com uma série de jogos didáticos, como o "Pega ou Não Pega", por exemplo. Neste jogo, peças giratórias exibirão personagens em cenas diversas comuns à rotina em qualquer comunidade e cidade. No verso de cada cena, o visitante descobrirá se "pega" ou "não pega" a tuberculose naquela situação. A cada acerto, a peça giratória é travada na posição do texto. Finalizadas as tentativas, contam-se os acertos para medir o grau de conhecimento dos participantes.
Em outra seção, um painel com acendimento de lâmpadas convida o público a descobrir que parte da figura mover para impedir o contágio. Várias partes poderão ser movidas, até o visitante encontrar o gesto "correto", como a mão na boca na hora da tosse. Haverá ainda um jogo eletrônico sobre as medidas para se prevenir, se tratar e, finalmente, se curar.
Durante a exposição, serão recolhidas "opiniões, manifestações e assinaturas" dos visitantes para selar um compromisso de apoio ao controle da doença, que será entregue num envelope gigante, pelos integrantes dos Comitês Metropolitanos que representam os dez estados com maior incidência da doença, ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha.
Fique por dentro
O Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil abrange 57 municípios das regiões metropolitanas de Belém, São Luís, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Baixada Santista e Porto Alegre e o município de Manaus, áreas que concentram 45% dos casos de tuberculose no Brasil. O Projeto visa à aceleração do alcance das metas definidas para o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde. Ao mesmo tempo, pretende dar início a novas atividades que possam contribuir para a melhoria da cobertura do Tratamento Supervisionado/DOTS e à consequente redução de incidência, prevalência e mortalidade em virtude da doença. O Fundo Global é uma parceria público-privada única, dedicada a captar e desembolsar recursos adicionais para a prevenção e tratamento do HIV/AIDS, tuberculose e malária. A parceria congrega governos, sociedade civil, setor privado e comunidades afetadas, representa uma nova abordagem ao financiamento internacional da saúde.
Serviço
Exposição Interativa "Tuberculose tem cura: o SUS pra valer!"
Data/hora: de 6 a 15 de julho, das 10h às 21h30 (entrada franca)
Local: 1º piso do Manaus Plaza Shopping (Av.Djalma Batista, 2.100)
Fonte: Assessoria Semsa