ExpoT&C apresenta ações de CT&I do Amazonas
24/07/2012 – A 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerada o maior evento científico do Brasil, conta com uma expressiva participação do Estado do Amazonas por meio de várias instituições que representam a produção do conhecimento científico do estado. Elas fazem parte do sistema estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) formado pela Secretaria de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Centro de Educação Tecnológica (Cetam), além de contar com os reforços convidados como a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Fundação Nokia de Ensino (FNE).
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!
Na ExpoT&C -exposição científica de instituições – aberto para visitação pública desde a segunda-feira (22), a Fapeam apresenta o resultado de projetos encerrados e em desenvolvimento no âmbito do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe- Subvenção/Finepe). De acordo com assessora do núcleo de eventos da Fap, Milena Aryce, o estande da instituição está montado de acordo com a proposta da SBPC, ou seja, projetos voltados para a “Ciência, cultura e Saberes Tradicionais para enfrentar a pobreza”.
Um dos trabalhos apresentados no estande da Fapeam é o da empresa Refiam. O trabalho consiste na produção de papel à base do casquilho do guaraná. Segundo os organizadores, durante a exposição também serão realizadas oficinas para mostra aos visitantes como é realizado o processo de produção de caixas, sacolas e embalagens a partir desse material. As empresas, Pharmakos D’Amazônia e Pronatus, que desenvolvem fitoterápicos e cosméticos a partir de produtos amazônicos também participam da exposição.
Seduc apresenta café à base de tucumã
O café à base de tucumã apresentado pela Secretaria do Estado de Educação no Amazonas (Seduc) chamou a atenção dos visitantes. O projeto de pesquisa intitulado “Preparação do café do coco do tucumã e extração do óleo do tucumã”, foi desenvolvido no Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho, no município de Tefé (distante 575 Km de Manaus), com financiamento do Programa Ciência na Escola (PCE).
A representante da Seduc, Rita Mara, destacou que pretende mostrar a melhoria dos índices de interesse por pesquisas por parte dos estudantes do ensino fundamental e médio, tanto da capital quanto do interior do Amazonas. “Queremos mostrar que no Amazonas, os estudantes do ensino fundamental e médio também realizam pesquisas científicas”, disse.
Fundação Nokia de Ensino
A Fundação Nokia de Ensino está expondo o projeto “Sistema Educacional sobre História e Geografia do Amazonas – Explorando o Amazonas – EXPAM”. A ferramenta pode ser utilizada em casa, para revisão do aluno, ou nas salas de aula, com o monitoramento do professor, constituindo-se como um recurso didático auxiliar. O protótipo apresenta módulos de História e Geografia e Cultura do Amazonas.
Conforme a estudante Juile Hanada, do curso técnico de informática, o Software é inovador por ele poder ser utilizado dentro da sala de aula, o que ajuda durante o processo de aprendizagem, além de tornar a aula mais dinâmica. “O Software aproxima o aluno ao conteúdo e os recursos fazem com que os estudantes se identifiquem por meio de vídeos, interface temática, promovendo um envolvimento maior com as disciplinas”, destacou Hanada.
Fonte: Agência Fapeam, por Esterffany Martins
Leia mais: MCTI quer criar uma política de parques tecnológicos para a Amazônia