Fapeam apoia I Simpósio Internacional de Agroecologia em Tabatinga
O Centro de Estudos Superiores do município Tabatinga, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promoverá, de 28 a 30 de agosto, o I Simpósio Internacional de Agroecologia “práticas agroecológicas, soberania alimentar e (in) sustentabilidade na Amazônia”.
O evento é mais um dos contemplados no Edital 007/2012 do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapea,).
De acordo com o coordenador do evento e mestre em Geografia, José Aparecido Lima Dourado, o Simpósio vai discutir questões estruturais e estruturantes que permitam reflexões sobre os desdobramentos da expansão do agrohidronegócio, além de revisitar a questão campo-cidade e os processos destrutivos, característicos da agricultura modernizada.
“A primeira edição do Simpósio representa uma possibilidade a mais de discutir temáticas concernentes à Agroecologia no contexto da ciência geográfica, por reconhecer a importância e validade de se fazer do trabalho, da classe trabalhadora e de suas alternativas sustentáveis, e de temas vivos sobre as investigações reflexões no âmbito da geografia”, explicou.
IMPACTOS ESPERADOS
A expectativa é que o evento contribua para a ampliação da discussão sobre a realidade como contraponto ao modelo agroexportador-monocultor. Segundo o coordenador, esta seria uma das estratégias para alcançar a sustentabilidade socioambiental dos povos amazônicos. “Nosso principal resultado esperado é incentivar a produção científica relacionada à Agroecologia, de modo a evidenciar a importância da agricultura praticada pelos camponeses indígenas e não indígenas da região do Alto Solimões e seus principais desafios e perspectivas”, frisou.
PROGRAMAÇÃO
Durante os três dias de evento serão realizadas conferências, mesas redondas, espaços de diálogo, mini-cursos, trabalhos de campo e apresentação de resultados de trabalhos.
O simpósio será realizado a cada dois anos, tendo como temática central a Agroecologia. O objetivo é criar uma agenda de trabalho envolvendo pesquisadores, sociedade civil organizada e movimentos sociais para fortalecer o debate sobre o tema a partir do contexto amazônico.
O QUE É AGROECOLOGIA?
A Agroecologia é uma nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos, na avaliação dos efeitos das técnicas agrícolas sobre a produção de alimentos e na sociedade como um todo.
A atividade representa um conjunto de técnicas e conceitos que surgiu em meados dos anos 90 e visa a produção de alimentos mais saudáveis e naturais. Tem como princípio básico o uso racional dos recursos naturais.
SOBRE O PAREV
O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas consiste em apoiar, com recursos financeiros, a realização de eventos científicos e tecnológicos no Estado do Amazonas.
Agência Fapeam, por Janaina Karla.