FAPEAM avalia resultados de projetos de micro e pequenas empresas
Os 35 projetos do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Subvenção) que estão em andamento ou já foram finalizados vão passar pela análise dos consultores. Os avaliadores serão os professores: Tirso Valfredo Saenz, da Universidade de Brasília (UnB); Anne Marie Deelaunay Maculan, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Abraham Benzaquem, da Fundação Joaquim Nabuco. Eles vão participar efetivamente nos dias 19 e 20 das apresentações orais que serão feitas por micro e pequenos empresários participantes do Pappe.
Para o diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Jorge Porto, os resultados parciais e finais serão apresentados de forma que se possa conhecer como os recursos aplicados foram utilizados, um investimento que ultrapassa os R$ 4,9 milhões previstos nos Editais 008/2008 e 017/2008.
A solenidade de abertura do Seminário de Avaliação do Pappe Subvenção 2011, realizada na tarde de quarta-feira, 18 de maio, no auditório da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), reuniu os representantes das empresas que receberam financiamento e convidados.
Segundo Porto, a expectativa é de que os recursos de subvenção econômica estejam gerando a inserção da ciência e da tecnologia dentro das micro e pequenas empresas. “Nesse sentido, o acompanhamento do desenvolvimento desses projetos está sendo feito neste Seminário de Avaliação. A conclusão de todos estes projetos está prevista para maio de 2012”, explicou.
Para o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação (Nepi) da Fucapi, Guajarino de Araújo Filho, a realização do evento é extremamente oportuna, porque fecha um círculo que buscou selecionar os melhores projetos, colocá-los em condições apropriadas para que fossem implementados e de manter um esforço para o acompanhamento e desenvolvimento de cada um, o que possibilitou às empresas o cumprimento das tarefas.
“No momento em que as empresas apresentam os resultados alcançados transparecendo suas competências e, ao mesmo tempo, possibilitando a verificação do bom uso dos recursos provenientes de parcerias, como a Finep e a FAPEAM, e de como esses recursos retornaram para a sociedade em forma de produto ou serviço, nós fechamos um ciclo”, destacou.
Apresentações
Durante a apresentação oral cada empresário terá cerca de 20 minutos para apresentar os resultados. As apresentações acontecem nas salas 3 e 4 no bloco B da Fucapi, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Fonte: Agência FAPEAM, por Sebastião Alves