Fapeam divulga lista dos aprovados em Comunicação Científica

O Governo do Estado , por meio da Fapeam,  investiu  aproximadamente R$ 2,3 milhões destinados aos dois editais. Foto: Reprodução

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), divulgou o resultado das propostas submetidas aos programas de Comunicação Científica dos  Editais 007/2014 e 008/2014, destinados, respectivamente, para a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e a Fapeam. Os selecionados devem preencher as vagas remanescentes referentes à chamada realizada no mês de novembro 2013.

Ao todo 9  pessoas, entre profissionais e  estudantes na área de comunicação, foram contemplados e irão participar do programa com o objetivo de difundir o conhecimento científico produzido no Amazonas. Os bolsistas terão que cumprir uma carga horária de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades descritas no edital, e a bolsa tem duração de 24 meses.

O Governo do Estado , por meio da Fapeam,  investiu  aproximadamente R$ 2,3 milhões destinados aos dois editais.

Os aprovados no Programa de Comunicação Científica passaram por três fases: avaliação do currículo e histórico escolar, prova prática e entrevista. No caso dos profissionais que submeteram  propostas às vagas de subcoordenador, os projetos foram analisados por consultores externos.

Clique aqui para ver as listas:

► Resultado do Edital 008/2014 – Fapeam                          ► Resultado do Edital 007/2014 – SECTI-AM

SOBRE O COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

O programa tem o objetivo de despertar e desenvolver vocações na área da difusão científica a partir do envolvimento de pesquisadores, profissionais e estudantes nas ações, temas e subtemas previstos no edital voltados à geração de produtos de comunicação científica de qualquer natureza (textos, áudio, imagens, vídeos, eventos, reportagens, programas) que serão produzidos, no âmbito de um processo definido de estudos e ações voltados à formação profissional na área de comunicação e difusão científica de pesquisas teórica/aplicada ou de inovação, e veiculados por diferentes mídias.

O primeiro edital do Programa de Comunicação Científica foi lançado em 2005. Na época, a iniciativa foi considera inovadora para o Amazonas, uma vez que não havia nenhuma iniciativa semelhante. Atualmente, o programa apresenta quatro eixos temáticos, sendo três voltados para a área de Comunicação Social, envolvendo a Agência de Notícias, TV e Rádio, e um eixo transversal, que abrange profissionais de áreas de apoio, como designers, publicitários, revisores e fotógrafos.

Fonte: Agência Fapeam, por Adriana Pimentel