Fapeam divulga resultado do Fixam/Am e Pró-Excelência
Para estimular a fixação de doutores que atuem em áreas do conhecimento relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) e apoiar o fortalecimento e a consolidação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou o resultado das análises das propostas submetidas ao Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas (Fixam/Am) e ao Programa de Apoio à Excelência Acadêmica (Pró- Excelência).
As propostas aprovadas no Fixam são referentes ao Edital 022/2013 e serão financiadas com bolsas-auxílio e, em algumas situações, com auxílio-instalação em instituições de pesquisa, ensino superior ou empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento, que atuem em investigação científica ou tecnológica, credenciadas pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (Capda).
Três proponentes tiveram seus projetos aprovados no Fixam, são eles: Aldeneia Soares da Cunha, com o projeto ‘Aprendizagem escolar e o sistema de avaliação nacional da educação básica: contribuições para o debate teórico-prático acerca da aprendizagem matemática dos estudantes nas escolas estaduais do Estado do Amazonas; Ana Maria Oliveira Pes, com a proposta de ‘Taxonomia de Trichoptera e Ephemeroptera (insecta), com ênfase em associação molecular do gênero de larvas e adultos, no estado do Amazonas’; e Teresa Alarcon Castillo, com o tema ‘Valoração do óleo e resíduo do Oenocarpus bataua:Aplicação biotecnológica para fins terapêuticos’.
Os proponentes terão 36 meses para desenvolver seus projetos e receberão uma bolsa mensal. O valor total aprovado para os projetos é de R$ 817 mil, provenientes do Governo do Estado via Fapeam.
Em relação ao Pró-Excelência, as propostas aprovadas referentes ao Edital 018/2013 contemplou cinco discentes nesta 8ª chamada. O objetivo do Programa é o fortalecimento dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu sediados no Amazonas, ao estimular a publicação discente durante a formação acadêmica em revistas Qualis A1, A2 ou B1.
Entre os critérios exigidos para aprovação e para a concessão de bolsas, o candidato deve estar cadastrado no sistema SigFapeam, ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e estar adimplente com a Fapeam, no momento da solicitação do adicional de excelência acadêmica e ser primeiro autor do artigo aceito. As inscrições para o programa encerarão no dia 31 deste mês .
Lista com os nomes dos contemplados:
Fixam/Am, Edital 022/2013
Pró-Excelência, Edital 018/2013
Fonte: Agência Fapeam, por Adriana Pimentel