Fapeam divulga selecionados da 9ª chamada do RH-Doutorado
Com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível para o Amazonas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou, nesta terça-feira (26), a relação dos candidatos aprovados na 9ª chamada do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado – Fluxo Contínuo), referente ao edital 004/2013. Foram aprovados cinco candidatos. O Governo do Estado irá investir cerca de R$ 477.264 mil na iniciativa.
O Programa RH-Doutorado é uma ação em fluxo contínuo. Significa que são disponibilizadas bolsas enquanto há recursos financeiros. Para esse edital específico, houve uma suplementação financeira no valor de R$ 2.500.000,00. Ao longo do ano, foram previstas 11 chamadas.
Entre os aprovados estão pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, do Instituto de Tecnologia Galileo da Amazônia – Itegam e do Serviço Volúntário Europeu (SVE). Foi o caso da Raquel da Silva Medeiros (Inpa), que irá realizar o projeto “Estudo da Anatomia e Dendrocronologia de Árvores de Copaifera multijuga Hayne de Plantaçao e de População Natural e suas Relações com a Produção de Óleo-Resina”, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP, na área de Recursos Florestais.
Do Itegam, o pesquisador Jorge de Almeida Brito Júnior irá desenvolver o projeto na área de engenharia elétrica, sobre “Desenvolvimento de uma metodologia para avaliar um algoritmo para determinação automática do conjunto de nós candidatos (filtros passivos) para a localização de compensadores de energia reativa e harmônica em grandes redes”. Ele dará andamento ao trabalho na Universidade Federal do Pará – UFPA.
Na área de farmácia, a pesquisadora, Tatiana do Nascimento Pedrosa, desenvolverá um projeto sobre “Avaliação de efeitos imunossupressores da radiação UV em equivalente de epiderme imunocompetente”. Tatiana segue para a Universidade de São Paulo – USP junto com a pesquisadora, Evelyn Pereira Franken, que vai desenvolver um projeto, na área de Biologia.
E na área de ciência e engenharia de materiais, a selecionada é a pesquisadora do Serviço Voluntário Europeu, Patricia Maria Alves Melo.
Fonte: Agência Fapeam, por Maxcilene Azevedo