Fapeam e Susam selecionam prioridades para o SUS e para o Programa PPSUS

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), começou nesta segunda-feira (11), a ‘Oficina de Seleção de Prioridades de Pesquisa para o SUS e para os Programas PPSUS (Versão Tradicional) e QualiSUS – Rede Amazonas’.

O evento tem como objetivo definir os eixos prioritários de pesquisa dentro da perspectiva estadual de saúde. No encontro, são definidos os seis eixos de maior relevância para subsidiar a Oficina de Prioridades do PPSUS/QualiSUS Rede-Amazonas, que deve ocorrer em 01 de abril deste ano.

De acordo com a diretora do Departamento de Planejamento da Susam, Radja Lopes, a oficina selecionará as linhas de pesquisas em saúde de interesse do Estado, com destaque para a execução de projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade e atenção à saúde.

“A nossa proposta é que possamos, de fato, discutir as dificuldades em que precisamos avançar e investir mais em estudos que subsidiem processos de melhoria de atenção à saúde”, declarou.

AVANÇOS E EXPECTATIVAS

Entre os avanços alcançados pelos programas, Radja destacou o crescimento da participação e da articulação do Estado no incentivo à ciência, tecnologia e inovação na área.

“O Estado tem participado significativamente, tem captado recursos interessantes para a região destinados ao fomento dessas pesquisas. A Fapeam contribui e é uma importante articuladora com a Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde o ano passado, com a abertura do edital 2012 QualiSUS – Rede, o Estado busca a implantação dessas redes, e temos certeza que todos os estudos provenientes vão nos ajudar no processo de organização”, disse.

Segundo a titular, a expectativa para 2013 é aumentar o número de projetos aprovados em atenção às redes de saúde do Estado. “Infelizmente, em 2012, não conseguimos aprovar todos os projetos do eixo prioritário, principalmente o fortalecimento de gestão. Então, neste ano esperamos um saldo remanescente desses recursos para apoiar o processo de rede no Amazonas”, frisou.

PPSUS E SEU DESENVOLVIMENTO NO AMAZONAS

Capacitação e formação de recursos humanos; integração e intercâmbio e melhoria na infraestrutura de serviços do SUS. Esses foram alguns dos principais resultados do programa destacados pelo assessor técnico da Fapeam, Danilo Aerosa, obtidos ao longo dos 10 anos da Fundação em três edições (2004/2006/2009).

“Durante essas três edições, nós realizamos seminários de avaliação para obtermos um levantamento qualitativo. E podemos observar que entre os principais resultados que o PPSUS já está promovendo aqui no Amazonas destacam-se o aperfeiçoamento de técnicas, a contribuição para a divulgação científica, a criação de novas linhas de pesquisa e o aprimoramento de metodologias de diagnóstico e prognóstico”, explicou Aerosa.

Ao longo de suas três edições, o programa já contemplou mais de 40 projetos, compartilhando ações tanto no Estado como no Brasil.

SOBRE O PPSUS

O Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e CNPq, consiste em apoiar, com recursos financeiros, projetos de pesquisa que visem a promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na área de saúde no Estado do Amazonas.

OFICINA

O evento, que reúne gestores e técnicos das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Fundações de Saúde, representantes das instituições de ensino e pesquisa, do Controle Social, e órgãos do Governo do Estado acontece até o fim desta terça-feira (12), no auditório da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Amazônia, localizada na Rua Teresina, 476, Adrianopólis.

Fonte: Agência Fapeam, por Janaina Karla.