Fapeam encerra o ano de 2011 com 14 editais abertos

26/12/2011 Fomentar a pesquisa científica básica e aplicada e incentivar o desenvolvimento tecnológico e experimental, a fim de ampliar o conhecimento científico e tecnológico no Estado do Amazonas. Cumprindo esta missão desde sua implementação em 2003, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), encerra o ano de 2011 com 14 editais de auxílio à pesquisa e formação de recursos humanos abertos.

Siga a SECTAM no Twitter!  

Os editais visam incentivar a formação, fomentar a criação, a produção e a distribuição de produtos e serviços que usem o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos, além de tornar a atividade científica uma importante estratégia no desenvolvimento do Estado do Amazonas. 

São eles, o Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias), o Programa de Apoio à Fixação de Doutores em Tecnologia da Informação na Amazônia Ocidental (Fixam – PRO-TI/Amazônia), o Programa Estratégico de Indução à Formação De Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI), Programa de Gestão em Ciência e Tecnologia no Amazonas (PGCT/AM – BIONORTE), o Programa de Apoio à Pesquisa Universal Amazonas, Programa de Apoio à Divulgação da Ciência (Comunicação Científica), Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico e Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP C,T&I).  

Além destes estão disponíveis os editais do Programa de Integração entre Instituições de Ensino, Pesquisa e Inovação – Pós-Graduação Stricto Sensu (Piepi-PGSS), Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev) e mais quatro: Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas, , Programa de Apoio às Olimpíadas em Ciências, Programa de Apoio à Iniciação Científica Indígena do Estado do Amazonas (Paic-Indígena) e o Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR), que são de fluxo contínuo. 

Novos 

Dos 14 editais, quatro são inéditos no Estado. Os demais são reedições de anos anteriores, que foram aperfeiçoados ou ampliados, contemplando o fomento a pesquisa em suas diversas áreas e modalidades. Os Editais inéditos são voltados para as áreas de engenharia e tecnologia da informação, entre os quais o Pró-Engenharias, o Fixam – PRO-TI/Amazônia, o RH-TI que é uma ação ligada ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor de Tecnologia da Informação na Amazônia (PRO- TI – Amazônia).  

Estes programas estão incluídos nas ações do governo do estado do Amazonas e são uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) por meio da agência  Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), viabilizado no Amazonas por meio de convênio firmado entre a FAPEAM, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e SectAM.  

Outro grande programa da FAP do Amazonas é o Programa de Gestão em Ciência e Tecnologia no Amazonas – PGCT/AM – BIONORTE, que prevê a concessão de bolsas e auxílio-pesquisa para apoiar instituições do Governo do Estado na realização de estudos estratégicos que subsidiem a gestão institucional, a execução da política de desenvolvimento e o fomento à Ciência e Tecnologia o Amazonas.

A diretora da FAP do Amazonas, Maria Olívia Simão, salienta a importância dos novos editais dos programas lançados em dezembro e frisou que eles contemplam a proposta do Governo do Estado de desenvolver o Amazonas através da Ciência e Tecnologia.


“Essa é uma das ações do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect/AM), e FAPEAM que visam desenvolver a Ciência e a Tecnologia em benefício local e em áreas que demandam interesse como as engenharias e TI”, explicou. 

A FAPEAM apresenta ainda o Programa de Apoio à Pesquisa Universal Amazonas que visa financiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, em todas as áreas de conhecimento, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento do Estado do Amazonas. 

Segundo a diretora presidente da Fapeam, Maria Olivia Simão, somente para estes novos editais foram alocados mais de cinco milhões e quatrocentos mil  reais, oriundos do orçamento da FAPEAM. “Juntos os 14 editais abertos com os quais a Fapeam encerra o ano somam mais de R$ 15 milhões de reais. Todos os editais estão disponíveis para consulta na página da FAPEAM na internet”, finalizou. 

Os editais já podem ser consultados no site da FAPEAM, clique aqui.

Fonte: Agência Fapeam