FAPEAM faz balanço de programa de fomento na área de saúde
25/01/12 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) promoveu na manhã desta terça-feira (24/01), um encontro entre a coordenação do Programa Estratégico de Apoio à Integração de Estudantes do Interior às Ciências da Saúde (IC-Saúde) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), direção institucional da UEA e a direção institucional da FAPEAM.
Segundo o diretor técnico-científico da FAP do Amazonas, Jorge Ivan Rebelo Porto, a reunião teve como pauta a avaliação do programa e as problemáticas ocorridas durante o ano de 2011, assim como um planejamento de metas para algumas questões referentes à implementação das bolsas concedidas no decorrer do programa.
“A FAPEAM tem inúmeras ações previstas ao longo do ano, entre elas está a avaliação dos programas executados pela Fundação. Esta reunião foi para fazermos uma avaliação sobre os avanços obtidos ao longo das edições anteriores e sobre todo os processo do IC-Saúde, uma parceria exclusiva entre a FAPEAM e a UEA”, enfatizou.
Segundo Porto, a FAPEAM conta hoje com uma média de 200 bolsas implementadas por edição do programa, de um total de 300 bolsas concedidas. “Ao longo desse período, 300 bolsas foram concedidas, 200 foram implementadas e 90 projetos foram executados. Todo esse trabalho visa ao envolvimento dos alunos do interior do Estado da área de saúde em temas relacionados à iniciação científica. Precisamos melhorar alguns pontos e verificar o que falta para alcançar a melhora nos pontos problemáticos”, explicou Porto.
Sobre o IC – Saúde
Esse programa é desenvolvido exclusivamente em parceria com a UEA e destina-se a estudantes de graduação da área de ciências da saúde, oriundos do interior do Estado do Amazonas, cujos cursos são ministrados na cidade de Manaus. O programa concede bolsas na modalidade de Iniciação Científica (IC), sob a forma de cota, para propiciar aos estudantes, ao longo do primeiro ano do curso, acesso aos princípios teórico-metodológicos da iniciação científica.
Fonte: Agência FAPEAM, por Rosilene Corrêa