Fapeam intensifica ações durante a SNCT no Amazonas
A interatividade será a aposta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para fazer com que o público adquira conhecimentos e debata sobre sustentabilidade, erradicação da miséria e economia verde.
Com um estande 100% sustentável, construído com paletes, e montado na Estação da Ciência, localizada no Clube do Trabalhador (Sesi) no São José 1, zona leste, a Fapeam simulará, por meio de imagens via satélite do município de São Sebastião do Uatumã (localizado a 247 quilômetros de Manaus), uma viagem sobre a floresta amazônica.
A coordenadora do Núcleo de Eventos da Fapeam, Milena Menta, informou que o objetivo é demonstrar os conceitos de sustentabilidade e economia verde na prática para que os visitantes percebam a ciência e a tecnologia presentes em seu cotidiano.
VARIEDADE E INTERATIVIDADE
Para as crianças, a FAP transformou os projetos dos programas Ciência na Escola (PCE) e do Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-JR) em um software que permite a interatividade por meio do kinect (sensor de movimentos). Nele, as crianças poderão participar de jogos referentes à coleta seletiva e meio ambiente. “A forma mais fácil de ensinar sobre sustentabilidade para crianças é transformando a teoria em uma linguagem própria para eles, como a dos jogos”, esclareceu Menta.
O estande contará ainda com um auditório destinado a rodadas de negócios e palestras de dirigentes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM) aos empresários, além de talk-shows com palestras animadas de pesquisadores das instituições de pesquisa do Amazonas.
Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada no período de 17 a 20 de outubro, o espaço da Fapeam, que será construído com caixotes de feira, ainda será palco para o lançamento de seis publicações e da exposição de produtos de 18 empresas beneficiadas pelo Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe) nas modalidades Subvenção e Integração, com o apoio da Finep e outros órgãos.
Em um hexágono montado no centro do estande, os visitantes poderão assistir a uma retrospectiva da trajetória da Fundação, que em maio de 2013 completará 10 anos de existência. Por meio de painéis construídos em estruturas de papelão, os visitantes poderão conhecer todos os projetos desenvolvidos pela FAP por meio de telas touch screen (sensíveis ao toque). “Na tela interativa, estarão dispostos os projetos da Fundação e o visitante poderá identificar qual se encaixa no seu perfil”, esclareceu Menta.
DEBATE COM JORNALISTAS
No próximo dia 18 de outubro, ocorrerá o 6º Encontro Fapeam de Jornalismo Científico com a participação de pesquisadores e jornalistas convidados, entre eles, o doutor em ecologia Henrique Pereira, o pesquisador e empresário Luiz Antônio Formariz e os jornalistas Reinaldo Canto, da revista Carta Capital, e o mediador, jornalista da TV Band Yano Sérgio.
Segundo a chefa do Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon), Cristiane Barbosa, com o avanço da produção científica e tecnológica no Amazonas ao longo dos últimos nove anos, faz-se necessário também alavancar as ações voltadas para a popularização da ciência. “Teremos a participação do Reinaldo Canto, que é um profissional de renome nacional e articulista da Carta Verde, que faz parte da revista Carta Capital. Ele participará com a função estratégica de aproximar os profissionais e estudantes de comunicação da abordagem científica e assim, estimulá-los na cobertura sistemática sobre os temas relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação”, esclareceu Barbosa.
As inscrições para o 6º Encontro Fapeam de Jornalismo estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas no Portal da Fundação. As vagas são limitadas.
‘CIÊNCIA NA FEIRA’
Em paralelo ao estande na Estação Ciência, a Fapeam vai reealizar ainda o projeto ‘Ciência na Feira’, em que uma equipe da Fundação acompanhará a Feira Itinerante de Manaus mostrando como a ciência está inserida no dia a dia das pessoas. Entre os projetos que serão expostos, estão os relacionados a biocombustíveis, células-tronco, hortaliças não convencionais e um desfile de moda realizado por alunos do Programa Ciência na Escola (PCE). “Mostraremos para o feirante que inclusive o filho dele pode fazer ciência dentro da escola”, ponderou Menta.
No estande montado na Feira Itinerante, serão distribuídas cartilhas explicativas a respeito do Selo da Economia Verde e dos produtos oriundos desta iniciativa, que podem ser adquiridos.
Haverá ainda o lançamento da 26ª edição da revista Amazonas Faz Ciência com reportagens ligadas ao tema do evento e abordando os avanços das pesquisas e ações financiadas pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fapeam.
SNCT
A SNCT no Amazonas é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (SECTI-AM) e é considerada o maior evento de Ciência e Tecnologia do Estado. Esta edição da Semana ocorrerá no período de 17 a 20 de outubro e terá como tema ‘Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’.
A SECTI-AM conta com a parceria de mais de 80 instituições e empresas para a realização da Semana. O principal objetivo desta edição é mostrar o quanto a Ciência, a Tecnologia e a Inovação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Para tanto, uma extensa programação foi preparada. Um dos destaques é a Estação Ciência, que funcionará de 18 a 20 de outubro, das 8h30 às 17h30, no Clube do Trabalhador.
Estão previstas atividades inéditas (Ciência no Parque, Pedalada da Ciência, Melhor Idade na Ciência, lançamento do site especializado em divulgação científica CIÊNCIA em PAUTA e do Sistema de Indicadores Online de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas) e outras já tradicionais (Bosque da Ciência, Papo Ciência na Escola e Portas Abertas).
Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho.