Fapeam lança edital do Programa de Gestão em CT&I no AM 2014

O PGCTI contará com aporte financeiro de R$ 590 mil do Governo do Estado via FAPEAM. O valor é destinado à concessão de bolsas e auxílio-pesquisa. Foto: Reprodução

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM), lançou o edital do Programa de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (PGCTI-AM). Nesta chamada do PGCTI será financiada uma proposta que visa à elaboração de um Plano Estratégico para a Implementação e Sustentabilidade de Projetos de Inclusão Digital para o Amazonas. As inscrições estão abertas até o dia 10 de julho.

Ao final da execução da proposta, ao longo de 24 meses, espera-se obter um plano estratégico adaptado à realidade dos municípios do Amazonas, com um estudo de viabilidade técnica para implantação de projetos de inclusão digital voltados para infraestrutura de telecomunicações que contemple todo o Estado, além de um plano de sustentabilidade financeira e técnica dos projetos de inclusão digital e um modelo de projeto piloto adequado à realidade dos municípios.

Confira o Edital 

O PGCTI contará com aporte financeiro de R$ 590 mil do Governo do Estado, via Fapeam. O valor é destinado à concessão de bolsas e auxílio-pesquisa. Segundo a diretora técnico-científica da Fundação, Andrea Waichman, o PGCTI é de grande importância para o desenvolvimento do Estado. “Este programa permite a realização de estudos estratégicos para o estabelecimento e execução das políticas de desenvolvimento e fomento a ciência, tecnologia e inovação no Amazonas”, disse.

INCLUSÃO DIGITAL

A diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, afirmou que, com o desenvolvimento da pesquisa a partir do PGCTI, a Fundação estará ampliando o acesso às tecnologias de informação e capacitando a população ao uso destas tecnologias. “Estaremos contribuindo de forma significativa para o uso da internet e de outras tecnologias de informação e comunicação permitindo a ampliação do acesso a essas tecnologias, capacitando à população e melhorando os serviços ofertados aos cidadãos por meio do uso da internet”, disse.

No artigo ‘Desafios da inclusão digital no interior do Amazonas e a internet como ferramenta de redução das desigualdades sociais e regionais’, apresentado no II Congresso Internacional de Direitos e Contemporaneidade, realizado em 2013, em Santa Maria (RS), o especialista em Direito Público, Jonathas Simas de Lima, e a mestranda em Direito Ambiental, Danielle Costa de Souza Simas, ressaltaram as dificuldades e a importância da inclusão digital no Amazonas como instrumento de redução das desigualdades regionais.

“Integrar o Amazonas ao mundo é um desafio que transcende sua dimensão geográfica ou as dificuldades de acesso. Inserir o Estado no mundo virtual demanda investimentos maciços não apenas em infraestrutura, mas, principalmente em educação, para que assim, a inclusão digital possa ser uma realidade palpável”, afirmaram.

Fonte: Agência Fapeam