Fapeam lança Edital Propesca/Bacia do Rio Negro
Para apoiar a execução de projetos de pesquisa que contribuam com a gestão e a criação de políticas públicas para pesca na Bacia do Rio Negro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou, na noite de quinta-feira (05), no Centro de Convenções do Studio 5, o edital do Programa de Apoio à Pesquisa sobre a Pesca no Rio Negro (Propesca/Rio Negro).
O lançamento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2014, realizada pelo Governo do Estado desde a última segunda-feira (02), e antecederá a publicação da revista ‘Amazonas Sustentável’, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS/AM).
Edital do Propesca/Rio Negro conta aporte financeiro do Governo do Estado no valor de R$ 1,6 milhão, por meio da Fapeam, SDS/AM e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e é resultante da parceria entre a FAP e as duas Secretarias. Entre os objetivos do mesmo está o apoio à execução de projetos que contribuam com o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura de pesquisas técnico-científicas e para a implementação do Decreto 31.151/11, o qual trata da pesca na Bacia do Rio Negro (AM).
IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA
Segundo Maria Olívia, a parceria entre a FAP, a SDS/AM e a SECTI-AM demonstra o quanto a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) são eixos transversais para o desenvolvimento do Amazonas, além de fomentar o uso sustentável dos recursos naturais. “Com os estudos, criaremos parâmetros de exploração e uso dos recursos naturais, garantindo o preceito da sustentabilidade que é uma prioridade do Governo do Estado”.
SOBRE O PROPESCA/RIO NEGRO
O Programa tem como objetivo apoiar a execução de projetos que contribuam com o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura de pesquisas técnico-científicas, propiciando a implementação do Decreto 31.151/11, o qual trata da pesca na Bacia do Rio Negro. As pesquisas realizadas por meio do Edital ajudarão no suporte às políticas públicas para o setor pesqueiro em instituições vinculadas ao Governo do Estado do Amazonas.
Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho