FAPEAM lança vigésima segunda edição da revista Amazonas Faz Ciência
20/10/2011 – O novo Código da Ciência é o tema de capa da vigésima segunda edição da revista Amazonas Faz Ciência, publicação trimestral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). A edição foi lançada no decorrer da abertura da Estação Ciência, durante a manhã desta quinta-feira, na 8ª Semana de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SNCT – AM), no Clube do Trabalhador do Sesi (Alameda Cosme Ferreira, 7399, Aleixo).
A matéria de capa desta edição aborda a proposta do conjunto de novos marcos regulatórios para a Ciência, Tecnologia e Inovação sob a ótica de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e também dos gestores de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como dos articuladores dessa iniciativa.
A ideia é sensibilizar a sociedade em torno do novo código, visto que esta é a principal ferramenta para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do País e, com isso, os pesquisadores esperam alcançar a competitividade internacional no cenário de ciência e inovação.
Nessa edição, a revista traz ainda uma entrevista exclusiva com o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Aldemir, sobre os 10 anos da instituição. Na entrevista, o reitor destaca os principais desafios para a expansão das atividades no Estado.
Suplemento infantil
Um dos principais destaques desta publicação é o encarte voltado para o público de 5 a 12 anos de idade, chamado: Amazonas Faz Ciência Criança. Em sua terceira edição, o suplemento de quatro páginas aborda em seu conteúdo a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano ‘Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos’.
O impresso tem uma linguagem simples e de fácil compreensão para os pequenos logo se despertares para o universo da pesquisa científica. Para tanto, traz um espaço lúdico com quadrinhos e experimentos para serem feitos em casa ou com o os coleguinhas em sala de aula.
A publicação também estará disponível na versão digital, em breve, no site da FAPEAM.
Fonte: Agência Fapeam, por Cristiane Barbosa