Fapeam recebe propostas para programa de formação científica entre indígenas

27/09/2012 – Com o objetivo de promover a inclusão científica dos indígenas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) encontra-se com Edital 002/2009 aberto referente ao Programa de Apoio à Iniciação Científica Indígena do Estado do Amazonas (Paic Indígena – Fluxo Contínuo).

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!

O principal foco é apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação indígenas.

O programa, no sistema de fluxo contínuo, é uma ação do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fapeam, que desde o início do edital disponibilizou o valor de R$ 414 mil para a implementação de 96 bolsas de Iniciação Científica.

Documentação do candidato

Os interessados em se inscrever devem ser brasileiros ou naturalizados e residir no estado do Amazonas. Para a inscrição, é necessário levar uma cópia impressa do documento que ateste o financiamento do órgão ou entidade pública, à qual o candidato é vinculado, informando a data de início e término do projeto.

As inscrições devem ser feitas na sede da Fapeam, situada à Travessa do Dera, s/n, Flores. Para saber mais obre o edital, clique aqui.  

Atuação na área indígena

Um exemplo de pesquisadora de grande atuação no Estado na questão de difundir o conhecimento científico é a pesquisadora em Ciências Humanas, Antropologia e Etnologia Indígena, Maria Luiza Garnelo.

Garnelo possui uma larga experiência na área indígena e, atualmente, trabalha no Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD-Fiocruz), além de atuar em projetos voltados para a área científica com a inclusão do índio na ciência, desde 2000.

Atualmente, a pesquisadora se dedica ao projeto aprovado pelo Paic ‘Saúde e Condições de Vida dos Povos Indígenas na Amazônia’, que usa o eixo temático da saúde indígena e estimula estudantes para abordar temas correlatos às suas etnias de origem.

Sobre o Paic Indígena

O Programa de Apoio à Iniciação Científica Indígena do Estado do Amazonas (Paic Indígena) apoia a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, financiados com recursos públicos, por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação indígenas.

Fonte: Agência Fapeam, por Rafaela Vieira

Edição: Ulysses Varela – Agência Fapeam