FCecon lança edital para iniciação científica na área de oncologia

26/06/2012 – A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), unidade de saúde do Governo do Amazonas, lançou, nesta terça-feira (26/06), o edital para as inscrições na segunda edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), a partir do qual serão ofertadas 30 bolsas para alunos de graduação das diversas áreas da saúde interessados no desenvolvimento de pesquisas na área da oncologia.

Siga a SECTI-AM no Twitter!

As inscrições ocorrem de 11 a 30 de julho, na sede da instituição (rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus), na sala da DEP – 3º andar.

Estão aptos a participarem estudantes acima do 4º período de qualquer curso na área da saúde, independentemente da instituição de ensino, os quais serão orientados por mestres e doutores da FCecon. Além disso, o edital traz os seguintes requisitos: ser brasileiro ou naturalizado (quando estrangeiro, ter vínculo permanente); não apresentar vínculo empregatício de qualquer natureza; não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa; estar regularmente matriculado em um curso de graduação em qualquer instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); apresentar disponibilidade de, no mínimo, 20 horas semanais para o desempenho da atividade proposta, entre outros.

Com o objetivo de despertar a vocação científica dos colaboradores da instituição, qualificar profissionais e estimular o envolvimento de novos parceiros nas linhas de pesquisa da FCecon, o Paic foi lançado na unidade hospitalar no ano passado e teve a adesão de 26 pesquisadores. A expectativa é que esse número seja cada vez mais ampliado.

Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) – idealizadora do projeto no Estado e financiadora das bolsas –, a FCecon concluirá, em julho de 2012, a primeira etapa do Paic, cujos projetos deverão ser publicados em revistas científicas e os resultados, fruto de um ano de desenvolvimento, poderão inclusive nortear ações futuras na área da oncologia.

Fonte: Portal do Governo