Feiras itinerantes de Manaus terão atividades científicas durante SNCT

Do ar que respiramos aos mais modernos aplicativos desenvolvidos para smartphones, a ciência está sempre presente no nosso cotidiano, mais do que podemos imaginar. Para demonstrar isso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) levará projetos científicos às Feiras Itinerantes de Manaus, de terça-feira (16) ao sábado (20), das 15h às 19h.

O objetivo da ação é desmistificar o conceito de que ciência é algo complicado e distante da realidade da maioria dos brasileiros. A ideia é mostrar aos feirantes e à população que até na feira eles podem fazer ciência e contribuir para as pesquisas científicas.

A partir de hoje, uma equipe da Fapeam acompanhará as Feiras Itinerantes de Manaus mostrando como a ciência está inserida e pode ser aplicada no dia a dia das pessoas. A ideia do projeto Ciência na Feira surgiu a partir da necessidade de mostrar à população que a pesquisa científica é fundamental para o desenvolvimento social e econômico.

Segundo a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, nesta atividade serão apresentados, de forma simples, os investimentos do Governo do Amazonas, por meio da fundação, em Ciência, Tecnologia e Inovação e essa ação acontece como um convite à população para que conheça essas iniciativas nesse espaço de congregação que são as feiras.

“A feira é um espaço em que todos os grupos sociais circulam. Acreditamos que esse é um dos melhores lugares para falar à sociedade sobre a ciência e o impacto dela na vida cotidiana das pessoas”, afirmou Maria Olívia.

PROJETOS

Entre os projetos apresentados no ‘Ciência na Feira’ está o de biocombustíveis, realizado pelo pesquisador João Vicente Braga, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com financiamento da Fapeam, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologias para a Produção de Biocombustíveis no Estado (Biocom).

Ele irá demonstrar que é possível produzir fontes de energia como o biodiesel através de cascas de tucumã e até mesmo com restos de óleo de soja que teriam como destino o lixo.

CÉLULAS-TRONCO

A pesquisadora da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), doutora Adriana Malheiros, participará do ‘Ciência na Feira’ expondo os mais recentes resultados de pesquisas realizadas pela Fundação relacionada às células-tronco e esclarecendo à população a importância de trabalhos desse porte.

A ideia de levar os conceitos e pesquisas sobre células-tronco para a feira pretende demonstrar que pesquisas de grande relevância mundial já são realizadas no Amazonas com financiamento do Governo do Estado, por meio da Fapeam.

“As pessoas veem notícias sobre células-tronco e acham que esse tipo de pesquisa só é realizada no exterior e está distante da nossa realidade. Nós vamos mostrar que aqui, no Amazonas, existem cientistas debruçados em pesquisas que também servem de parâmetro para pesquisas internacionais, ou seja, somos referência”, ponderou a coordenadora do Núcleo de Evento da Fapeam, Milena Menta.

O Instituto Nokia de Tecnologia (IndT) vai expor a evolução dos aparelhos celulares até a “era” dos smartphones, demonstrando à população que a pesquisa científica foi fundamental para o aprimoramento das inovações tecnológicas. De uma simples ligação telefônica a teleconferências entre pessoas de vários continentes, hoje os aparelhos celulares são a melhor maneira de demonstrar como a ciência está presente no nosso cotidiano.

A programação conta ainda com a exposição de uma horta escolar e do desfile de moda com roupas feitas com material reciclado, resultado de dois projetos desenvolvidos por crianças, estudantes da rede pública de ensino que participam do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fapeam.

PROGRAMAÇÃO

O ‘Ciência na Feira’ será realizado no horário das 15h às 19h da terça-feira (16) até o próximo sábado (20). A programação inicia na Feira da Aparecida, localizada na Rua Coronel Salgado, entre as ruas Alexandre Amorim e Monsenhor Coutinho; na quarta-feira (17) o projeto será realizado na Feira da Barcelos, localizada no cruzamento das ruas Barcelos e Ferreira Pena, no Centro de Manaus.

Na sexta-feira (19), o Ciência na Feira estará na feira itinerante da Avenida Getúlio Vargas, no trecho entre a Avenida Álvaro Maia e Rua Belém (ao lado do Cemitério São João Batista) e no sábado a programação encerra no bairro Cachoeirinha, na feira itinerante montada na Rua J. Carlos Antony, entre as ruas Borba e Maués.

SOBRE A SNCT

A SNCT no Amazonas é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (SECTI-AM) e é considerado o maior evento da área no Estado. Esta edição da Semana ocorrerá no período de 17 a 21 de outubro e terá como tema ‘Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’.

O principal objetivo desta edição é mostrar o quanto a Ciência, a Tecnologia e a Inovação estão presentes no cotidiano das pessoas. Para tanto, uma extensa programação foi preparada tendo como um dos destaques  a Estação Ciência, que funcionará de 18 a 21 de outubro, das 8h30 às 17h30, no Clube do Trabalhador (Sesi).

Estão previstas ainda atividades inéditas como Ciência no Parque, Pedalada da Ciência, Melhor Idade na Ciência, lançamento do site especializado em divulgação científica CIÊNCIA em PAUTA e do Sistema de Indicadores Online de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, entre outras atividades já tradicionais.

Confira outras informações e a programação completa da SNCT em todo o Estado do Amazonas no site do Evento, clique aqui.

Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho