Ferramenta utiliza recursos da internet para facilitar aprendizagem da matemática

31/05/12– Apesar de uma melhora no desempenho dos estudantes brasileiros quando o assunto é matemática, essa performance ainda é muito baixa, principalmente, em comparação com a média mundial. A aprendizagem da disciplina, temida por muitos, é o foco do portal de ensino A matemática (www.amatemática.com.br), direcionado a estudantes da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental.

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A iniciativa, que entrou em funcionamento este ano, apresenta-se como uma ferramenta para facilitar a aprendizagem da matemática. Para isso, utiliza recursos da internet, como a interatividade, aliados a estratégias lúdicas e divertidas.

O portal foi idealizado pelo engenheiro mecânico Iram Nunes Siqueira. Sua motivação surgiu a partir da necessidade de acompanhar a educação de seu filho e da sua experiência como professor. “O foco está nos exercícios. O objetivo do site é fortalecer o desempenho do estudante com a disponibilidade de exercícios práticos, com correção instantânea, possibilidade de repetição e revisão, além de permitir que os pais acompanhem o desempenho dos filhos”, destaca Siqueira.

Desenvolvido em Manaus, o projeto conta com a participação dos especialistas em informática Mário Novo Júnior e Thiago Marques Rocha.

Possibilidades

A utilização do portal permite que o estudante fixe os conteúdos por meio da realização de exercícios, em qualquer horário ou lugar, desde que esteja conectado à internet. Corrigidos instantaneamente, os exercícios não respondidos corretamente são identificados no mesmo momento.

Siqueira destaca a variedade e interdisciplinaridade do conteúdo. “Incluímos exercícios relativos a atividades diárias dos alunos, conversão de unidades, fatos históricos, respeito ao meio ambiente, educação cívica, saúde, geografia urbana, entre outros. Exercícios são permanentemente adicionados, contemplando novos conceitos, indicação de professores, alunos e responsáveis”, afirma. Desempenho Apenas 42,8% dos alunos que concluem o 3º ano do ensino fundamental têm as habilidades em matemática esperadas para a série, segundo pesquisa divulgada pelo movimento "Todos Pela Educação", no início deste ano. O nível dos estudantes foi medido pela Prova ABC, aplicada em 250 escolas de todo o país em 2011, avaliando o desempenho em escrita, leitura e matemática. A Região Norte obteve o pior resultado em matemática, apenas 28,3% dos estudantes tiveram o resultado esperado para a série. O Sul conseguiu o melhor resultado na disciplina, com 55,7% dos alunos apresentando bom desempenho. Ciência em Pauta/SECTI-AM, por Anália Barbosa