Finep assina acordo de patrocínio da Rio+20 no dia 7 de maio

02/05/12 – A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) será uma das patrocinadoras da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. No próximo dia 7 de maio, o presidente da Finep Glauco Arbix, o Secretário-Executivo do Comitê Nacional Organizador (CNO), ministro Laudemar Aguiar, e o representante residente das Nações Unidas no Brasil, embaixador Jorge Chediek, assinarão na sede da Finep, no Rio de Janeiro, acordo por meio do qual a Financiadora repassará R$ 3 milhões para o CNO, a serem executados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Siga a SECTAM no Twitter!

O evento marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Por meio desse acordo, a Finep receberá, dentre outros benefícios, espaços em dois armazéns localizados no Píer Mauá, um dos pontos oficiais do Rio+20.

Na estrutura que será montada no Armazém 3,  com  3,5 mil metros quadrados e totalmente planejada a partir de um design "verde", ocorrerá a exposição da Finep Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Diversas empresas e instituições públicas e privadas apresentarão produtos, serviços e processos inovadores ligados ao tema que norteia o evento. Já o Armazém 4  foi cedido pela Finep para ser ocupado pelo  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

"Os projetos expostos terão por foco a inovação consorciada com sustentabilidade. A Financiadora quer liderar o apoio às iniciativas voltadas ao crescimento responsável do ponto de vista ambiental", afirma Alice Abreu, chefe da Coordenação de Cooperação Internacional da Finep. Alice destaca, ainda, que já foi assinado um outro acordo com o PNUD que permitirá à Finep organizar eventos internacionais de grande envergadura ligados à inovação para a sustentabilidade.

"A ideia é que a Financiadora esteja à frente de feiras e exposições internacionais nos mesmos moldes a cada dois anos", explica. Este acordo tem por instituição interveniente a Agência Brasileira de Cooperação, que integra a estrutura do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Esta agência negocia e estrutura projetos brasileiros de cooperação técnica, executados com base nos acordos firmados pelo Brasil com outros países e organismos estrangeiros.

Venture Forum Brasil Sustentável – Durante a Rio+20, no dia 15 de junho, também vai acontecer o Venture Forum Brasil Sustentável, que vai apresentar empresas inovadoras com atuação centrada em tecnologias verdes ou destaque nos componentes ligados à sustentabilidade (social, ambiental e econômico) a potenciais investidores de seed capital, venture capital e private equity.

 

As empresas selecionadas também terão espaço para a exposição de seus produtos e serviços no pavilhão da Finep na Conferência. Desde 2001, a Financiadora realiza fóruns de aproximação de companhias inovadoras e investidores com o apoio do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – FUMIN/BID. Neste período, ofereceu orientação estratégica a mais de 340 empresas, das quais cerca de 20% receberam investimento.

Fonte: Finep