Finep e banco público da França assinam acordo de cooperação

O diretor geral da Bpifrance, Nicolas Dufourcq (à esquerda), e o presidente da Finep, Glauco Arbix, assinam acordo de cooperação. Foto: João Luiz Ribeiro/Finep

A Finep/MCTI e o Banco Público de Investimento da França (Bpifrance) assinaram na terça-feira (01) um acordo que tem como objetivo estabelecer parcerias visando promover projetos colaborativos de inovação entre empresas brasileiras e francesas, bem como o intercâmbio de experiências e atividades de interesse mútuo. O presidente da Finep, Glauco Arbix, e o diretor da Bpifrance, Nicolas Dufourcq, presidiram o evento.

A Finep mantém relações de cooperação com organizações francesas voltadas à inovação há mais de uma década. Em 2002, firmou acordo de cooperação com a Agence Nationale de Valorisation de la Recherche (Anvar) e, em 2009, com a Oséo. O Bpifrance, criado em 2013, incorporou as atividades da Oséo e de outras instituições de fomento francesas.

Diferentemente do acordo firmado anteriormente, o novo documento com o banco prevê também o apoio a empresas de maior porte.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Além da França, a Finep tem mantido cooperação com o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), da Espanha, e com diversas entidades de Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, Finlândia, Estados Unidos e África do Sul, entre outros países.

No âmbito multilateral, destaca-se o Programa Ibero-Americano de Inovação, que é integrado pelos seguintes países: Argentina, Brasil, El Salvador, México, Paraguai, Panamá, Peru, Portugal, Nicarágua, República Dominicana e Uruguai. O programa é coordenado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) e tem por objetivo promover a geração de parcerias empresariais em projetos conjuntos de inovação dos países participantes.

Fonte: Finep