Finep e BNDES anunciam programa de R$ 3 bi na área de petróleo e gás
10/08/2012 – Na segunda-feira (13), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciam, no auditório da Petrobras, no Rio de Janeiro, o programa Inova Petro, que prevê recursos de R$ 3 bilhões – metade proveniente de cada instituição – para o desenvolvimento de fornecedores brasileiros da cadeia produtiva de petróleo e gás natural.
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página SectiAmazonas no facebook!
A iniciativa, que conta com o apoio técnico da Petrobras, tem o objetivo de fomentar projetos de pesquisa, desenvolvimento, engenharia, absorção tecnológica, produção e comercialização de produtos, processos e/ou serviços inovadores do segmento.
Com duração prevista até 2016, o programa oferecerá recursos para o desenvolvimento de tecnologias de processamento de superfície – tecnologias aplicáveis no processamento que acontece em plataformas e embarcações; instalações submarinas – tecnologias aplicáveis aos diversos equipamentos e dutos que ficam abaixo da lâmina d’água e instalações de poços, associadas a tecnologias aplicáveis ao poço no fundo do mar.
A ideia é que o Inova Petro contribua para a política de aumento de conteúdo em âmbito local e para a competitividade e sustentabilidade da cadeia de fornecedores nacional. Tanto a Finep quanto o BNDES vão disponibilizar e integrar seus instrumentos financeiros de apoio à inovação, de maneira a aproveitar todos os recursos disponíveis, de forma coordenada e conjunta.
O montante da Finep será oferecido nas modalidades de crédito, subvenção econômica e cooperativa entre Instituições Científicas Tecnológicas (ICTs) e empresas. Já o BNDES vai aplicar seus recursos na forma de crédito, participação acionária e Funtec.
Fonte: Ascom da Finep