SECTI-AM propõe o fortalecimento dos programas de pós-graduação no AM

CIÊNCIAemPAUTA, por Anália Barbosa

Com o objetivo de incentivar o fortalecimento dos programas de pós-graduação do Amazonas e melhorar a qualidade da formação de pesquisadores, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) propôs a criação de um Fórum permanente de coordenadores dos programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

De acordo com o titular da SECTI, Odenildo Sena, é necessário que os programas se fortaleçam para gerar demandas que cheguem às agências de fomento, principalmente as voltadas para agências nacionais de fomento, e que elas considerem as especificidades da região. “É preciso compartilhar e somar. Se não tomarmos a iniciativa em busca desse fortalecimento, não avançaremos”, avaliou Sena.

A diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, acredita ser de relevância a reflexão que leva à criação de um fórum para que seja possível discutir temáticas comuns à pós-graduação. “A Fapeam vai realizar uma reunião para discutir de forma crítica e reeditar com adequações  o edital do Programa de Integração entre Instituições de Ensino, Pesquisa e Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu [Piepi-PGSS],  para melhor atender às necessidades apresentadas pelos coordenadores dos programas”, disse Simão. O programa foi criado com o objetivo de apoiar projetos que integrem as instituições de ensino, pesquisa e inovação do Amazonas.

CONCEITO

Atualmente, dos 54 programas de pós-graduação existentes no Amazonas, apenas 2 possuem conceito 5 junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela avaliação. Veja aqui os reflexos dos conceitos atribuídos aos programas avaliados pela Capes, na validade nacional dos diplomas de mestrado e doutorado conferidos.

Para o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Hedinaldo Narciso Lima, os programas precisam de muito apoio para melhorar os conceitos junto à Capes. “Quem é conceito 3 ou 4 não compete por recursos em lugar nenhum, a não ser internamente. Esse fórum tem papel fundamental nesse processo. Temos que conversar e ver o que se pode fazer e, juntos, cobrarmos da Capes um apoio maior. Esse é um problema significativo para enfrentar juntos”, disse.

pos graducao

PROPOSTAS

Para discutir e criar estratégias voltadas para a melhoria da qualidade na formação de pesquisadores no Amazonas, a SECTI inseriu o assunto na pauta do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa. A partir da primeira discussão, os coordenadores de todos os cursos se reuniram pela primeira vez e traçaram um panorama dos programas.

Durante a 8ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, realizada em abril pela SECTI-AM, a coordenadora de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Beatriz Ronchi, apresentou propostas para o fortalecimento dos programas.

“Existe a necessidade de ações para a interiorização da pós-graduação. Propusemos a criação de cursos de mestrado e doutorado nas fronteiras do Estado, principalmente nos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga [distantes de Manaus 851 km e 1.106km, respectivamente]. Também é importante a cooperação entre os programas, principalmente por meio dos arranjos institucionais. Outra questão importante é a criação de parceria entre instituições que atuam no interior. Os próprios professores não interagem”, explicou Beatriz Ronchi.

SOBRE O FÓRUM ESTADUAL DE GESTORES

Criado por iniciativa da SECTI-AM, o Fórum fortalece o desenvolvimento do ensino e da pesquisa no Estado por meio da cooperação permanente entre os órgãos, a fim de discutir estratégias para o avanço da ciência e tecnologia.

O Fórum de Gestores foi implantado em março de 2011 e se consolida como espaço para troca de experiências, informações e cooperação técnica entre as instituições integrantes. Desde sua criação, o Fórum já proporcionou debates sobre variados temas relacionados ao ensino, pesquisa, inovação e desenvolvimento de políticas públicas.

Confira aqui o perfil dos Programas de Pós-Graduação no Amazonas elaborado pelo Departamento de Relações Interinstitucionais e de Indicadores da SECTI-AM.

Leia mais…

>> Ufam lança Programa de Apoio à Consolidação e avanço da Pós-Graduação

 

Ciência em Pauta, por Anália Barbosa