Fórum de Inovação incentiva uso da Lei do Bem por empresários

CIÊNCIA EM PAUTA, POR CLEIDIMAR PEDROSO

Os empresários que investem em pesquisas e inovação tecnológica de produtos ou processos e que tiverem dúvidas sobre como receber incentivos fiscais a partir da Lei do Bem (Nº 11.196 de 21 de novembro de 2005) devem participar da 8ª Reunião do Fórum de Inovação do Amazonas, a partir das 14h da próxima terça-feira, 28.

Durante a reunião, o assessor da Coordenação de Incentivos Fiscais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Leonardo Burle Gripp Cotta, vai ministrar a palestra “A Lei do Bem e a promoção da competitividade: resultados e formas de participação” e debater amplamente sobre os incentivos fiscais que as pessoas jurídicas podem usufruir, com a realização de pesquisa tecnológica e inovação.

Por meio dessa lei, é possível conseguir a renúncia de tributos como Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), entre outros.

A reunião, coordenada pelo Departamento de Apoio à Inovação (DAT) da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), será realizada no Auditório Auton Furtado Junior da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizado à Avenida Joaquim Nabuco, 1.919, Centro.

“Será um espaço para tirar dúvidas sobre essa lei federal, principalmente dos empresários que queiram fazer uso da Lei do Bem. Os pesquisadores e gestores da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) também terão uma grande oportunidade”, disse Domingos Sávio Oliveira, chefe do DAT.

Com a redução de tributos federais para as indústrias que investem em tecnologia, o Governo Federal quer fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico dentro do País e, principalmente, alavancar o desenvolvimento econômico e social. A  Lei do Bem, de 21 de novembro de 2005, foi regulamentada por meio pelo Decreto nº 5.798, de 7 de junho de 2006.

Fonte: MCTI.

Fonte: MCTI.

ENLATAMENTO DE PEIXES

Outra palestra que também faz parte da programação da reunião é “Enlatamento de peixes Amazônicos: oportunidades para Micro e Pequenas Empresas (MPEs)”. Ministrada pelo professor Antônio José Inhamuns, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a palestra vai apresentar a experiência de um projeto que testou um processo para enlatar alevinos de matrinxã.

Esse projeto resultou na dissertação de mestrado da pesquisadora  e tecnóloga em  alimentos, Joyce Fonseca da Silva Kikuchi, orientada por Inhamus. Os resultados desta pesquisa também foram abordados em reportagem publicada pelo portal CIÊNCIAemPAUTA, em 1º de abril desta ano.

Leia mais

>> Pesquisa atesta técnica para enlatar matrinxã

SOBRE O FÓRUM

O fórum é importante para a divulgação de assuntos relacionados à CT&I onde se colhe as contribuições dos empresários, pesquisadores e gestores da área. “É um espaço dedicado a reunir pessoas envolvidas com CT&I e tem o objetivo de integrar as ações voltadas ao fomento à inovação”, disse Domingos.

Antes das palestras, gestores e pesquisadores informam sobre ações institucionais e pesquisas ao público. “É um momento para notícias, resultados, eventos e cursos voltados para apoiar à realização de pesquisas e o desenvolvimento à inovação”, destacou o chefe do DAT.

Evento será realizado no Auditório Auton Furtado Junior da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizado Avenida Joaquim Nabuco, 1.919, Centro. Foto: reprodução/ Panoramio.

Evento será realizado na Fieam, Avenida Joaquim Nabuco, 1.919, Centro. Foto: reprodução/ Panoramio.

SERVIÇO

Evento: 8ª Reunião do Fórum de Inovação do Amazonas

Quando: Terça-feira, 28.

Onde: Auditório Auton Furtado Junior, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizado à Avenida Joaquim Nabuco, 1.919, Centro.

 

CIÊNCIAemPAUTA, por Cleidimar Pedroso