Fórum: o formato do crânio de um homem pode definir seu comportamento?

Um artigo publicado na revista inglesa Proceedings of the Royal Society B concluiu que homens com faces mais largas podem apresentar um comportamento menos ético e desonesto. Esse estudo, intitulado “Bad to the bone: facial structure predicts unethical behavior” (“Mau até o osso: estrutura facial prediz comportamento antiético”, numa tradução livre)  foi citado na edição de janeiro da revista Pesquisa Fapesp e é tema do Fórum desta semana do Portal Ciência em Pauta.

Essa tese polêmica vem sendo discutida desde o século XIX e relaciona a largura e a altura do rosto de um homem ao comportamento exibido pelo indivíduo. Homens com rostos proporcionalmente mais largos seriam menos éticos e mais violentos. Essa relação entre o formato do rosto e o comportamento não é usada para as mulheres.

Os autores do artigo publicado na revista  Proceedings of the Royal Society B são Michael P. Haselhuhn e Elaine M. Wong, da Universidade de Wisconsin em Milwaukee. “Demonstramos que homens com faces mais largas (em relação à altura facial) se sentem mais poderosos e esses sentimentos de poder levam diretamente para um comportamento menos ético, incluindo mentir e trapacear. Talvez alguns homens sejam verdadeiramente maus até o osso”, resumem os autores no artigo.

O Portal Ciência em Pauta quer saber sua opinião sobre essa pesquisa. Clique aqui e comente na nossa fanpage no Facebook.

Na semana que vem, o portal CIÊNCIAemPAUTA promoverá um novo fórum sobre a lei de acesso criada para proteger os recursos genéticos. Além de opinar na nossa fanpage, o portal irá promover um chat de discussão sobre essa legislação criada para combater a biopirataria e garantir os direitos das comunidades tradicionais (como indígenas e ribeirinhos).

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, com informações da Revista Pesquisa Fapesp.