Fórum se confirma como espaço de interlocução entre instituições de ensino e pesquisa
“Extremamente produtiva”. Foi assim que o titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT), Odenildo Sena, resumiu a 3ª Reunião do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, realizado nesta terça-feira (23/08), no auditório João Bosco de Lima da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).
Durante a reunião aconteceu o lançamento da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; apresentações da proposta do Novo Marco Legal de CT&I e do projeto do Sistema Informatizado de Indicadores de CT&I; além de esclarecimentos sobre os mecanismos de funcionamento do Comitê de Pesquisa das Atividades e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA).
Segundo Odenildo Sena, o encontro representa uma oportunidade para a interlocução entre os gestores de ensino e pesquisa do Estado. “Desde a primeira reunião, nós já tivemos diversos desdobramentos que trouxeram e vão trazer inúmeros benefícios”, disse, lembrando que o Fórum tem o propósito de fomentar o espírito colaborativo entre as instituições.
Entre os resultados mais significativos do Fórum, está o Programa de Integração entre Instituições de Ensino, Pesquisa e Inovação – Pós-graduação Stricto Sensu (PIEPI), sugerido no primeiro encontro, lançado no segundo e com sua primeira chamada de propostas já concluída. “Este programa permite uma maior mobilidade entre as instituições, por isso é importante que se façam as parcerias”, lembrou Maria Olívia Simões, diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). A gestora ainda lembrou que a próxima chamada encerra em outubro de 2011.
Pauta
A pauta de discussões teve início com apresentação dos mecanismos de funcionamento do CAPDA, tema sugerido durante a edição anterior do Fórum de Gestores.
Criado pelo § 18 do art. 2º da Lei nº 8.387, o comitê, que é gerido e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), por meio da Suframa, tem por objetivo fortalecer as atividades de P&D em tecnologias da informação, ampliar a capacidade de formação de recursos humanos e modernizar a infraestrutura das instituições da Amazônia, bem como apoiar e fomentar projetos de interesse da região.
Outro assunto bastante debatido foi a proposta do Novo Marco Legal de CT&I, que será apresentada oficialmente nesta sexta-feira (26/08) em João Pessoa, durante o Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia e Presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa.
O documento, que começou a ser redigido no mês de maio, apresenta sugestões para a simplificação da lei em vigor. Entre as propostas está a unificação de nomenclatura e conceitos no âmbito do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação; prazos diferenciados para licitações e contratos e importação de equipamentos de CT&I de forma simplificada, entre outras sugestões.
Durante o evento também foi apresentado o projeto do Sistema Informatizado de Indicadores de CT&I. Segundo Eduardo Taveira, chefe do Departamento de Relações Interinstitucionais da SECT (DERIN), com a concretização do Sistema Informatizado será possível saber sobre os investimentos da Secretaria, as áreas beneficiadas, ente outras informações. “Há áreas que, de repente, estão sendo bem aquinhoadas, outras estratégicas que estão com dificuldades. Então, isso permitirá uma melhor administração”, afirmou.
Sugestões
Ao final dos debates foram sugeridos diversos temas para a próxima reunião do Fórum de Gestores. Formação de grupos de trabalho para a área de bioinformática; discussão do orçamento do Estado para as questões de CT&I; retomada da discussão dos espaços multiusuário, como forma de incentivar, potencializar e sistematizar a pesquisa nas instituições; a criação de um programa PRO-engenharia; as dificuldades de interiorizar a pós-graduação; criação de um grupo permanente para trabalhar a construção de material paradidático regionalizado com foco no ensino fundamental; entre outros temas.
O evento finalizou com a escolha dos dois vice-presidentes do Fórum. Os eleitos foram José Aldemir, reitor da Universidade do Amazonas (UEA) e Roberto Sena, diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O presidente, conforme o Estatuto, é o titular da SECT.
Participantes
O evento ainda contou com a presença de gestores e representantes da EMBRAPA; UFAM; INPA; HEMOAM; Fundação CECON; FUCAPI e Instituto Mamirauá, além do presidente da Comissão de C&T da ALEAM, deputado José Ricardo Wenddling (PT), e de Eloyn Assunção, secretário de C&T do município de Coari.
Imagem 2: Deputado José Ricardo Wenddling (PT), presidente da Comissão de C&T da ALEAM, e Odenildo Sena, Secretário de C&T do Amazonas, durante o Fórum (ASCOM/SECTAM).
ASCOM/SECTAM