Fucapi Incubadora de Tecnologia apoia indústria de biocosmético

O negócio se desenvolveu e hoje a empresa tem uma linha com mais de 40 produtos. Foto: reprodução

De acordo com estudos feitos pela Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel) a indústria de biocosméticos teve um crescimento significativo nos últimos anos em Manaus, e  para acompanhar o desenvolvimento desse segmento,  a Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT) implanta a primeira microempresa de biocosméticos.

A Aroma Natural da Amazônia atua no segmento desde 2010, quando iniciou a produção de sabonetes de mulateiro e por meio do apoio e da infraestrutura oferecida pela FIT, o negócio se desenvolveu. Hoje, a empresa tem uma linha com mais de 40 produtos entre sabonetes, hidratantes, água de colônia, esfoliantes com argila, bucha vegetal e outros. Todos cosméticos naturais com a exclusividade e o cuidado de um produto genuinamente regional.

De acordo com Naila Mendes, proprietária da Aroma Natural da Amazônia a Fucapi proporcionou o desenvolvimento da empresa, bem como a ampliação dos negócios. “A produção começou na cozinha de casa e em pouco tempo tomou conta dos outros cômodos. A parceria com a FIT veio suprir essa falta de espaço, com a oferta de  infraestrutura para que pudéssemos desenvolver melhor nossos produtos”, explica a empreendedora destacando ainda que graças a esse apoio a empresa atingiu no final de 2013 a marca de 500 consultoras.

Para o pesquisador e doutor em Biotecnologia da Fucapi, Francisco Elno, esse apoio traz muitos benefícios. “Essa parceria se reverte na formação de capital intelectual, apoio ao empreendedorismo e à inovação, que é uma das marcas fundamentais da FIT”. Ele enfatiza que o objetivo da incubadora é proporcionar melhor desenvolvimento e consolidação de novos empreendimentos, por meio da oferta de estrutura física e acesso ao conhecimento, tanto técnico quanto de gestão.

Aproveitando todo esse apoio e infraestrutura, a empresa incubada está estudando um corante natural visionando o desenvolvimento de uma linha de maquiagem. “As pesquisas estão adiantadas e o projeto da linha de maquiagem é animador. A prioridade na formulação de nossos produtos é a utilização de insumos regionais”, conclui Naila Mendes.

Fonte: Fucapi