Gestores defendem integração de ações e políticas para C&T na Amazônia
Belém (PA) – Discutir políticas de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o Desenvolvimento Sustentável. Esse é o objetivo principal da 2ª Conferência Regional Norte de CT&I, que teve início na manhã de hoje (18/3) em Belém (PA). O Amazonas se destaca com uma delegação formada por 30 representantes de instituições e pesquisadores do estado.
Na programação da tarde o secretário de C&T do Amazonas, Marcílio de Freitas, ministrou palestra para discutir “Política de Estado de CT&I para o desenvolvimento sustentável”, tema central da Conferência Regional.
Em sua explanação, Freitas defendeu que o discurso sobre sustentabilidade na Amazônia ainda não reflete as reais necessidades da região e que as grandes questões precisam ser identificadas e colocadas pelos envolvidos diretamente no processo, que conhecem as realidades e complexidades da Amazônia.
“A consolidação de um modelo real de sustentabilidade para a Amazônia passa pela sua integração nas políticas vigentes em áreas estratégicas como educação, cultura, transporte, tecnologia naval, biotecnologia, nanotecnologia, enfim todas as áreas que precisam chegar às soluções para os problemas que a sociedade espera serem resolvidos”, destacou o secretário, considerando que o desenvolvimento só será sustentável quando for possível dar acesso a essas políticas para todos os que habitam na região.
O Amazonas ainda participou na mesa de debates sobre o sistema nacional de CT&I, com a presença da reitora da Universidade de Estado do Amazonas (UEA), Marilene Correa, ao debater o papel da UEA no contexto de fortalecimento do setor e do representante da Suframa, Elilde Menezes, que desenvolveu o tema “Agências de Desenvolvimento e as políticas de CT&I públicas para o futuro da Amazônia”.
A conferência regional segue até amanhã (19), com paineis temáticos para os demais eixos prioritários: "Inovação na sociedade e nas empresas"; "Pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas"; e a "Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social".
O encontro está sendo transmitido ao vivo pela web nos sites http://www.webtv.pa.gov.br/ , WWW.consecti.org.br e http://www.crncti.pa.gov.br/