Governador destaca importância de CT&I para o desenvolvimento do AM
O último dia da mais tradicional atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas, a Estação Ciência, recebeu a visita do governador do Estado, Omar Aziz, na manhã deste sábado (20). A atividade é aberta à população e funciona até às 18h, no Clube do Trabalhador do Sesi.
Durante a visita aos estandes, Omar destacou a importância dos investimentos na área de CT&I para o desenvolvimento do estado. “Com investimentos, a gente consegue avançar cada vez mais na questão da Ciência e Tecnologia. Através de atividades como a Estação Ciência se consegue trazer a comunidade, principalmente os estudantes, para que possam despertar para ciência, ter contato com novas tecnologias, tornando-se futuros pesquisadores. Além disso, é o espaço em que instituições, empresas e escolas podem mostrar claramente o potencial de cada um”, disse.
CT&I COMO ÁREA TRANSVERSAL
A interação de ações entre Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi apresentada pelo governador como relevante para a credibilidade do projeto do estado voltado para a ciência.
“O estado tem que estar sempre apoiando esse tipo de iniciativa, pois atualmente, qualquer solução que se possa dar para os problemas do estado e da cidade passam pela ciência, tecnologia e inovação. Temos jovens com ideias fantásticas que podem ser aproveitadas. Fico feliz porque foi uma semana de sucesso”, disse Omar.
Para o titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, é bom ver essa compreensão do governador. “Esse é um trabalho resultante da ação transversal da Secretaria. Na Semana Nacional, isso fica mais evidente, mas no dia a dia também é assim. Estamos sempre atuando nessa governança, aproximando atores e interesses, buscando convergir atividades”, afirmou Sena.
A diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, acrescenta a importância do apoio da gestão. “Para todos os que estão mobilizados em prol da popularização da ciência, saber que o governador dá importância social para esta área nos ajuda muito no trabalho de levar a ciência à sociedade. Como gestor, é bom ver a satisfação dele pelo trabalho que está sendo feito”, finalizou Olívia.
Casa tecnológica e carro elétrico atraem interesse do governador
CIÊNCIA em PAUTA