Governo do Amazonas presente no maior evento científico do Brasil

20/07/12 – Inicia no próximo domingo (22), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – considerada o maior evento científico do Brasil. O Governo do Amazonas vai participar do evento, por meio do Sistema Público Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), onde apresentará os resultados de projetos desenvolvidos, além dos avanços e investimentos na área.

Siga CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!

Cerca de 20 mil pessoas são esperadas no evento, que acontece até o dia 27 de julho e tem como tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.

A participação do Amazonas é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), com um estande de 72 metros quadrados, na ExpoT&C – considerada a maior mostra de ciência e tecnologia das Américas. Os principais institutos de pesquisas, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços estarão presentes.

As instituições que irão representar a produção do conhecimento científico do Amazonas fazem parte do sistema público estadual de CT&I formado pela Universidade do Estado (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) e Centro de Educação Tecnológica (Cetam). Também integram o grupo de expositores a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Fundação Nokia de Ensino (FNE), enquanto instituições convidadas.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, destaca que, nos últimos cinco anos, o Amazonas tem marcado presença neste evento por meio da SECTI-AM, que leva diversas instituições do estado que compartilham resultados de pesquisas e de inovação tecnológica.

“O Amazonas quer reforçar sua presença na SBPC, que é uma vitrine da ciência brasileira onde temos a oportunidade de mostrar para o País o conhecimento científico produzido no Estado. O Governo do Amazonas tem investido muito em CT&I e vamos levar um pouco desse muito, por meio de instituições que vão apresentar projetos e práticas dentro da temática proposta”, afirmou Sena.

Estande reúne resultados de projetos desenvolvidos no AM

A portabilidade da telefonia móvel voltada para a assistência básica à Saúde será o destaque que a UEA vai levar para o evento. O projeto “Ambulatório Virtual Mobile” consiste em um sistema prático que possibilita a troca de informações sobre casos clínicos em tempo real por meio da tecnologia e outros benefícios de comunicação agregados aos celulares e tablets, como o envio de fotografias, por exemplo. Em curto espaço de tempo, a inovação poderá trazer inúmeros benefícios ao ambiente da Saúde em geral.

A Seduc vai apresentar o projeto de pesquisa "Preparação do café do coco do tucumã e extração do óleo do tucumã“, desenvolvido na escola estadual Gilberto Mestrinho, no município de Tefé (distante 575 Km de Manaus), sob o financiamento da Fapeam, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE). O público que visitar o evento terá a oportunidade de conhecer, com detalhamento científico, as propostas e resultados do projeto, que conseguiu motivar os estudantes para o estudo das ciências. Desenvolvido no período de um ano, o projeto apresentou a pesquisa como um recurso lúdico de estímulo à aprendizagem e à maior participação escolar.

A Fundação Nokia de Ensino levará o projeto “Sistema Educacional sobre História e Geografia do Amazonas – Explorando o Amazonas – EXPAM”, que visa amenizar a problemática da carência de softwares educacionais voltados à temática humana e regional. A ferramenta pode ser utilizada em casa, para revisão do aluno, ou nas salas de aula, com o monitoramento do professor, constituindo-se como um recurso didático auxiliar. O protótipo apresenta módulos de História e Geografia e Cultura do Amazonas.

A Fapeam vai apresentar um dos projetos fomentados pela instituição que trabalha com a reutilização de resíduos. O projeto “Papel de guaraná” é desenvolvido pela Refiam, empresa semi-industrial com especialização em reciclagem de papel e fabricação de mantas de fibras vegetais geradas através de pesquisas de transformação de resíduos orgânicos em fibras.

Já o Cetam estará presente com o projeto que trabalha com a oferta de cursos de Marchetaria Artística e de Entalhe em madeira para detentos do sistema prisional. Após a qualificação, os detentos fazem os produtos e as famílias vendem para ajudar nas despesas de casa.

Fórum do Consecti e Confap acontece durante a SBPC

Paralelo a 64ª SBPC os Secretários Estaduais para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e Presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa de todo o país se reunirão nos dias 23 e 24 de julho num Fórum Nacional para debater o papel dos Parques Tecnológicos na construção de políticas de estado.

Além de contar com as presenças do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Governadora do Estado do Maranhão, o evento abordará também assuntos como a cooperação entre Brasil e Itália para as oportunidades científicas e tecnológicas. Estão previstas ainda, a explanação dos papeis das agências financiadoras para o fomento de incubadoras de empresas e em projetos estruturantes dos Parques Tecnológicos.

Já confirmaram presença no evento presidente do Consecti e secretário da SECTI-AM, Odenildo Sena, o presidente do CNR – Itália, professor Luigi Nicolais; do CNPq, Glaucius Oliva, da Capes, Jorge Guimarães; da FINEP, Glauco Arbix; presidente do Confap, Mario Neto Borges e da ANPROTEC, Francilene Procópio Garcia.

Sobre a SBPC

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em C&T.

Além da ExpoT&C, a programação científica é composta por diversas atividades, com 61 conferências, 66 mesas redondas, 48 minicursos, simpósios, encontros e sessões especiais, das quais participarão cientistas de todo o País para discutir políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação, educação, saúde e meio ambiente. Diariamente haverá uma sessão de pôster para apresentação de trabalhos científicos ou de técnicas ou experiências de ensino e aprendizagem.

Conheça o site do evento: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/sobre/

 

CIÊNCIA em PAUTA/SECTI-AM, por Anália Barbosa