Grupo DM Recursos Humanos seleciona pessoas para atuarem em projetos da Natura
O grupo de Consultoria e Recursos Humanos DMRH, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), recruta pessoas para desenvolverem atividades nos projetos da Natura. Trata-se de uma nova célula em Manaus, nomeada de`Núcleo Semente´, dentro do Programa Amazônia na área de Ciência, Tecnologia e Inovação da Natura. As vagas são para dois Gerentes Científicos e um Coordenador de Redes, Parcerias e Fomento.
Requisitos para as vagas
Os proponentes interessados para a vaga de Gerente Científico devem ter nível superior completo em Farmácia, Bioquímica, Química, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Agronomia, Biologia, Sociologia ou cursos correlatos, com titulação em mestrado ou doutorado, além de inglês avançado e experiência na execução de projetos de pesquisa nos temas de interesse: Antropologia, Indicadores Ambientais, Simbiose Industrial, Agroecologia e/ou Ingredientes (para uso em cosméticos).
Já para os candidatos que concorrerem ao cargo de Coordenador de Redes, Parcerias e Fomento, os interessados também devem ter formação superior completa e pós-graduação, inglês e espanhol desejáveis, experiência com identificação, ativação e negociação de parcerias, além de vivência nos NITs e experiência na captação de recursos de fomento à inovação na Região Amazônica e conhecimento em ferramentas de monitoramento de Redes Sociais.
Funções a serem desenvolvidas
Para a função de Gerente Científico, o Centro de Conhecimento em Manaus coordenará investimentos em P&D e a presença científica local, tendo como objetivo gerar conhecimento a partir dos saberes tradicionais e representações socioculturais dos povos da Amazônia.
Os selecionados terão que desenvolver, aplicar e difundir os indicadores socioambientais para medição de impactos gerados pela Natura; prospectar, identificar, desenvolver e usar insumos vegetais de interesse cosmético e correlatos obtidos a partir das cadeias da sociobiodiversidade; modelar e aprimorar os sistemas agroecológicos de produção e inovar em processos produtivos ecoeficientes.
Já o Coordenador de Redes, Parcerias e Fomento terá que captar novas oportunidades de parcerias com Instituições de Ciências Tecnológicas, sociais e humanas na região Amazônica. Será o responsável pela efetivação das colaborações com essas instituições e pelo planejamento das iniciativas com parceiros estratégicos. Terá uma atuação interna e externa (visitas aos parceiros) e terá interface com diferentes níveis hierárquicos internos e externos.
Com relação a fomento, este coordenador será responsável pela captação estratégica de recursos e tem como função principal identificar novas oportunidades de fomento e incentivo à inovação, tendo como foco de atuação os programas de Pesquisa de Ciência e Tecnologia e as ações estruturantes de presença física que serão conduzidas na região Amazônica. E, ainda será responsável pelas ações estruturadas/agenda de relacionamento com as agências de fomento e governo na região.
Sobre o Programa Amazônia
O objetivo do Programa Amazônia é desenvolver novos negócios e nos colocar a serviço da promoção do desenvolvimento sustentável da região Amazônica, acolhendo seus habitantes e mantendo a floresta em pé, preservada. É essa visão que norteia o Programa é um dos projetos prioritários que tem como missão retribuir à região o valor que ela agrega à marca Natura.
A atuação do Programa Amazônia é guiada por três pilares:
– Ciência, Tecnologia e Inovação: contempla a estruturação de redes de conhecimento para o desenvolvimento sustentável da região a partir da construção de um Centro de Conhecimento Natura;
– Cadeias Sustentáveis: visa desenvolver cadeias de criação de valor local, inicialmente ao redor das atividades da Natura e, futuramente, em outros segmentos;
– Fortalecimento Institucional: tem como foco estabelecer estratégias de fortalecimento das instituições da região com objetivo de construir fundamentos e parcerias.
Para enviar currículo, os interessados devem encaminhar e-mail para adriana.motta@dmrh.com.br.
Fonte: Agência Fapeam, por Nefa Costa (redação) e Cristiane Barbosa (edição)