Hospital no AM fará transplante de válvulas cardíacas a partir de março

27/12/2011 – O Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), na Zona Norte de Manaus, está desenvolvendo um banco de válvulas de coração, que dará a possibilidade de realizar transplantes em pacientes a partir de março de 2012. As informações são do diretor da instituição, Pedro Elias.

De acordo com Elias, o banco de válvulas cardíacas é desenvolvido em parceria com a gerência de transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), que já procede com transplante de córnea e rins, além disso, intermedia o envio de órgãos humanos para outros hospitais brasileiros.

Paralelo a este projeto, o HUFM segue com a implementação da estrutura técnica e médica para realizar transplantes. Atualmente, as válvulas cardíacas são substituídas por válvulas bovinas, que possuem formato e textura semelhantes.

O diretor explicou que o coração é composto por quatro válvulas, que funcionam como portas unidirecionais que mantêm o fluxo sanguíneo em uma direção. Elas são formadas por até três abas rígidas de tecido, chamadas de ‘folhas’, que abrem para permitir a passagem do sangue e fecham para impedir que ele volte para a câmara do coração.

"A demanda por esse procedimento é grande no Amazonas. Realizamos até cinco cirurgias por semana. Esse número será maior, pois o Ministério da Saúde quer que o HUFM seja referência no Norte do Brasil em transplantes cardíacos", explicou Pedro Eles. Atualmente, o hospital universitário recebe pacientes de Roraima, Amapá, Rondônia, Acre e do sul do Pará.

A capacitação da equipe médica recebe apoio do Instituto do Coração (Incor) e do Instituto Dante Pazzanese, localizados em São Paulo. A estrutura para a realização de transplantes já está pronta, explicou o diretor. Apenas o local para captação ou retirada dos órgãos doados que está sendo concluída.

Segundo o diretor da unidade, o transplante de válvulas cardíacas é o primeiro passo para a realização de transplantes de coração.

Fonte: G1 AM, por Carlo Eduardo Matos