Identificados primeiros temas de sinergia entre instituições de tecnologia do AM e CPqD

  22/11/2011 – “Entusiasmo com a possibilidade de parceiras”. Assim, o Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTAM), Marcelo Vallina, resumiu o sentimento dos envolvidos na visita de representantes do CPqD ao Amazonas, nos dias 16, 17 e 18 de novembro. “A partir de agora, serão fortalecidos pela SECTAM, intercâmbios entre as instituições para refinar as possibilidades de cooperação e parcerias”, afirmou.

Siga a SECTAM no Twitter!

Conforme destacou o Secretário de C&T do Amazonas, Odenildo Sena, essa visita integra as ações do Governo do Estado, por meio da SECTAM e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (Fapeam), para impulsionar o desenvolvimento tecnológico do Amazonas, a partir do compartilhamento de conhecimento por meio de parcerias que permitam o crescimento de todos os participantes.

“A articulação entre o Amazonas e o CPqD foi intensificada a partir de maio deste ano, quando eu e a diretora-presidente da Fapeam, Olívia Simão, visitamos as instalações da CPqD e constamos o potencial de integração com o conhecimento que desenvolvemos no Amazonas”, afirmou Odenildo Sena.

Alguns temas de interesse mútuo foram identificados durante a visita ao Amazonas. “Em relação à energia elétrica, por exemplo, no início do próximo ano será implantado um projeto piloto no Governo do Amazonas, a partir de um produto que apoia a definição e planejamento da compra e disponibilização de energia elétrica”, antecipou Marcelo Vallina.

Além do tema energia, outros despertaram interesse de parcerias. “Na questão ambiental, foram identificadas as potencialidades para o gerenciamento de resíduos”, exemplificou o secretário Executivo Adjunto da SECTAM, Dalton Vilela que também citou a área de sistemas de telecomunicações.

“Merecem destaque as possibilidades na área de tecnologias assistivas (adaptadas para deficientes) onde se percebeu grande oportunidade de cooperação e integração a partir das tecnologias que essas instituições já desenvolveram”, enfatizou Dalton Vilela.  O intercâmbio de soluções que utilizam a tecnologia RFID (etiqueta inteligente), que pode ser utilizada para verificação de quantidade e conteúdo de contêineres, foi outro que despertou interesse.

Participaram da visita, pelo CPqD, o representante de Assuntos Institucionais, Renato da Fonseca Prestes, a diretora de Mercado Corporativo, Carla Guimarães, e o gerente de Inovação e Marketing de Produtos e Laboratórios e Infraestrutura de Redes, Antônio Marinho de Almeida.

A programação iniciada com uma reunião na SECTAM (16) contemplou ainda a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Polo Industrial de Manaus (CT-PIM), a Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e a Fundação Paulo Feitoza. No último dia (18), durante uma reunião na Fapeam, foram avaliados os resultados da visita e planejados os próximos passos.

O CPqD é fundação de direito privado sem fins lucrativos, focada na inovação com base nas tecnologias da informação e comunicação (TICs), tendo como objetivo contribuir para a competitividade do País e para a inclusão digital da sociedade.

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM