Ifam inaugurará incubadora Ayty no campus da zona Leste, em Manaus
Para fomentar a manutenção de empresas incubadas oferecendo apoio técnico e gerencial, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) inaugura no próximo dia 18, às 16h, no campus da zona Leste, em Manaus, a incubadora de empresas intitulada ‘Ayty’.
A incubadora recebe aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio a Incubadoras (Pró-Incubadoras).
A Ayty é coordenada pela diretora de Comunicação e Marketing da Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami), professora Maria Goretti Falcão de Araújo.
Um dos objetivos da Ayty é oferecer capacitações e consultorias às empresas incubadas, proporcionando, entre outras coisas, participações em eventos. Além de fortalecer e consolidar a cultura de inovação empreendedora das empresas incubadas, a Ayty contribuirá para aumentar a geração de emprego e renda, por meio de adequações das suas instalações físicas.
Segundo dados da Rami, o Amazonas possui 14 incubadoras. No momento, duas delas estão em processo de implantação. Em junho, o Ifam inaugurou uma Ayty no município de Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros da capital).
PRÓ-INCUBADORAS
O Programa é voltado para a qualificação de profissionais que trabalham em incubadoras e para a melhoria de processos de gestão relacionados à inovação no setor produtivo. A ideia é que as ações do Pró-Incubadoras possibilitem o surgimento de novas empresas incubadas, preferencialmente de base tecnológica, além de estimular a interação entre incubadoras de empresas.
Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho