II Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha
De 21 a 23 de setembro, está sendo realizado o II Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, no Centro de Convenções “Antônio Seabra Moggi”, na expansão do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. O evento, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, tem como tema: “A Importância Presente e Futura do Mar”, denominado “Amazônia Azul”.
Para o Brasil, que realiza 95% de seu comércio exterior por via marítima e possui 90% de suas reservas de petróleo e gás, em explotação e ainda a explotar, nas áreas marítimas adjacentes ao seu Território, o mar representa um patrimônio de valor inestimável e constitui-se na mais importante fronteira científica por desbravar em prol do desenvolvimento político, estratégico, econômico e social do País. Os estudos e pesquisas relacionados à preservação ambiental do planeta vêm sendo, de forma crescente, associados, pela comunidade científica, aos oceanos.
Diante da dimensão do mar brasileiro, não resta dúvida de que é preciso aumentar o nível de discussão dos desafios que ele apresenta. Essa discussão deve ser fortalecida nos ambientes acadêmicos, nos centros de pesquisa de excelência, nas federações das indústrias e de comércio e em outros segmentos ligados ao desenvolvimento científico-tecnológico e socioeconômico, bem como junto à sociedade, todos potenciais utilizadores e beneficiários dos novos conhecimentos e processos da pesquisa oceanográfica e marinha.
Todo esse trabalho, certamente, é multifacetado; apenas um segmento da Nação não seria suficiente para tanto. É preciso que toda a sociedade brasileira desenvolva esforços para que o País consiga, de fato, tomar posse desse imenso mar que nos pertence, ao qual a Marinha denominou de “Amazônia Azul”.
Esse simpósio visa ampliar e aprofundar os debates sobre temas ligados ao desenvolvimento técnico-científico das Ciências do Mar, assim como, contribuir para a disseminação de conhecimentos que assegurem o patrimônio existente no Bioma Marinho -"Amazônia Azul", para as futuras gerações de brasileiros.
A participação é aberta a toda sociedade brasileira que tenha interesse em discutir esses desafios que se apresentam.
Fonte: Site de notícias da Marinha do Brasil