III Conic/Inpa homenageia 13 trabalhos com menções honrosas
O III Congresso de Iniciação Científica (Conic) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) encerrou-se na tarde da sexta-feira (18), no auditório do bosque da ciência, com a homenagem a 13 trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de graduação, no ano de 2013, além da palestra do biólogo e doutor em Entomologia, Douglas Zeppelini Filho, sobre a importância da conservação dos collembola (microartrópode) no Brasil.
Durante cinco dias, 211 trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores orientadores em diversas áreas do conhecimento foram apresentados no âmbito do Programa de Iniciação Científica do Inpa, que engloba o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O encerramento contou com a participação da diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão; diretor do Inpa, Luiz Renato de França; coordenador de Ações Estratégicas do Instituto, Estevão Monteiro de Paula e da e coordenadora institucional do Pibic e de Capacitação do Inpa, Beatriz Ronchi Teles.
Na ocasião, a titular da Fapeam ressaltou que a formação de estudantes na iniciação científica é estratégica, pois é na graduação que o indivíduo tem a possibilidade de desenvolver as habilidades “teórico-prática” e, no âmbito do Inpa, a iniciação científica ganha um status diferenciado, pois a instituição é referência nacional e internacional em pesquisas. “O Inpa é uma das instituições, ao lado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que possuem um grande número bolsas (Paic) da Fundação”, salientou.
França, por sua vez, disse ser fundamental o investimento em iniciação científica, pois é a base da carreira em ciências. Para o diretor, quando houver mais captação de jovens para o meio científico, melhor será a área da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O final de seu discurso foi direcionado aos estudantes presentes. “A base da renovação científica pertence a vocês. Abracem o mundo científico”, declarou.
MENÇÕES HONROSAS
Ao todo 13 trabalhos desenvolvidos no período de 2012 a 2013 em diversas áreas da ciência foram homenageados com menção honrosa pelo Inpa. Pesquisas em Agronomia, Engenharia, Zoologia, Ecologia, Genética, Química e Recursos Florestais foram algumas das áreas homenageadas.
A estudante, Jussara de Souza Lopes, do curso de engenharia florestal da Ufam, foi uma das homenageadas. Seu projeto de iniciação científica ficou na primeira colocação. “É muito gratificante chegar até aqui e verificar que, de todos os outros, o meu foi selecionado.”, afirmou.
Fonte: Agência Fapeam, por Carlos Fábio Guimarães