III Feira de Exposição de Aplicativos para Dispositivos Móveis em Manaus
Às vésperas do curso de Programação de Aplicativos, o primeiro da região Norte do Brasil, os alunos de Engenharia da Computação apresentaram várias ideias inovadoras para a III Feira de Exposição de Aplicativos para Dispositivos Móveis, ocorrida na tarde de primeiro de julho. Não foram expostas simplesmente ideias, mas aplicativos prontos para serem executados.
Foi o caso do aplicativo Walk Around Manaus, concebido para ser um guia turístico da cidade, localizando o usuário e mostrando os pontos turísticos mais próximos.
Já o aplicativo Mobile Stalker é como um espião das atividades do celular. Ele monitora seus SMS’s, atualizações na agenda de contatos e até localiza aonde o celular se encontra, de meia em meia hora.
Dengue Map, muito apropriado para a região Norte, é um aplicativo aonde o público envia informações do caso de dengue que ocorreu, via SMS, e com isso é traçado um mapa endêmico da doença.
Na feira estiveram presentes alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), que realizavam visita à universidade.
De acordo com o professor Eduardo Souto, coordenador da feira, a exposição teve o intuito de finalizar a disciplina “Sistemas Distribuídos”, dos alunos do curso de Engenharia da Computação. Eles apresentaram aplicativos e sistemas móveis para usos diversos. “Essa iniciativa tem como missão transformar alunos em futuros empreendedores. Aqui eles aprendem cada passo, para estarem prontos para assumirem tais funções no mercado de trabalho”, conta o docente.
Trabalhos de Conclusão de Curso
Mas nem todos os alunos da mostra estavam lá pela disciplina “Sistemas Distribuídos”. Em plena feira, dois projetos foram apresentados para conclusão de curso: o Porto Móvel e Gaseosa. Ambos foram avaliados pelo professor Eduardo Souto e pelos professores Valdir Sabino, coordenador do curso de Engenharia da Computação, e Arilo Cláudio Dias Neto.
PortoMobile, ou porto móvel, é uma aplicativo que permite ao usuário ir ao porto sem sair de casa, ou de onde estiver. Nele, pode-se saber a lista de barcos que vão sair ou chegar, qual o horário de saída e chegada, origem e destino, distância dos municípios, capacidade de carga do barco, preço etc.
A aluna Érica Rodrigues de Souza, graduanda de Engenharia da Computação, apresentou como Trabalho de Conclusão o projeto Gaseosa, que consiste em um informativo de preços de combustíveis através da geolocalização ou georeferência o usuário pode saber quais os postos de gasolina próximos a ele, quais os preços dos postos da cidade, onde é mais barato etc.
Segundo a aluna, “ao mesmo tempo, este mesmo usuário pode divulgar através do aplicativo e pelo twitter as informações que ele encontrar,no caso de um novo posto ou uma promoção de gasolina, por exemplo.”
A discente comenta sobre essa avaliação diferente que foi a feira, aonde seu trabalho foi apresentado. “Por um lado, ficamos mais à vontade. Por outro, aqui não é só a banca que questiona. Outros professores e alunos também fazem perguntas. Mas isso tudo deixa a situacão ainda mais real, pois na profissão que formos seguir, não há banca e sim o público, que são nossos clientes.”, afirma.
Para mais informações, leia também: Demostração de Aplicativos Móveis
Fonte: Ufam