Impacto dos avanços da tecnologia é tema do Debate FINEP
20/07/12 – Um panorama do impacto do desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade foi o tema apresentado pelo professor Waldimir Pirró e Longo, no Debate Finep desta quinta-feira, 19/7. Longo, que foi vice-presidente da Financiadora em 1984, é consultor de CT&I, pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), já foi diretor do Observatório Nacional, do Museu de Astronomia (MAST), pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFF e subsecretário adjunto de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, entre outros cargos.
Siga CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!
Segundo o palestrante, há dois tipos de inovação: a incremental, que desenvolve o que já existe sem alterar a essência do produto, e a de ruptura, que promove um salto tecnológico e muda as formas de se relacionar em sociedade. Por meio de argumentos históricos, o professor defendeu a tese de que o avanço científico mudou as relações de poder na sociedade moderna e contemporânea. “Hoje, o mundo não é mais dividido por critérios de ideologia e sim pelo domínio da tecnologia”, afirmou.
O palestrante ainda traçou características do impacto social provocado pelo avanço da tecnologia, como a rápida obsolescência de bens e serviços, curtos ciclos de vida dos produtos e a constante necessidade de atualizar a formação profissional. Para ele, é preciso mudar a forma de ensinar ciência nas escolas. "O analfabeto deste milênio não será somente quem não souber ler e escrever, mas aquele que não tiver aprendido a aprender, desaprender e a reaprender. A cada resposta, serão criadas perguntas mais difíceis de serem respondidas”.
Fonte: Finep