Impressora 3D é destaque na Feira Tecnológica da Fucapi

Entre os objetos produzidos pela equipe estão uma coruja, um símbolo do Batman, alguns objetos didáticos e até mesmo uma prótese medicinal. Foto: Foto: Monique Alencar

Ela está revolucionando o mercado e veio para transformar objetos tridimensionais em peças e produtos em poucos minutos. A impressora 3D surgiu para atender diversas necessidades do setor produtivo e também de uso doméstico desde pequenos objetos como um brinquedo, por exemplo, a uma prótese medicinal ou até mesmo um automóvel.

Por ser uma das maiores apostas da tecnologia nos últimos tempos, alunos do curso técnico em Eletrônica Digital da Fucapi montaram uma impressora 3D e irão apresentar o projeto na 11ª edição da Feira Tecnológica da Fucapi que será realizada nesta quinta e sexta-feira (30 e 31), de 9h às 21h, no Campus, localizado na Av. Danilo Areosa, 381 – Distrito Industrial, zona sul de Manaus.

Um dos objetivos do projeto desses alunos é mostrar como funciona a impressora 3D e explicar como a máquina foi construída. As tintas de uma impressora normal foram substituídas por um material de termoplástico que por fim resultam em peças trabalhadas com acabamento tridimensional.

“É o assunto tecnológico do momento, pensamos e vimos que era possível não só ver e imaginar, mas construir uma impressora 3D para a Feira”, afirmou o professor e coordenador do projeto, Glauco Aguiar, destacando ainda que uma máquina profissional de impressão 3D custa muito caro. “Toda a equipe colaborou comprando as peças que custaram no total em torno de R$2mil. Passamos um mês montando a máquina, testamos e já imprimimos cerca de 20 objetos”, explicou Aguiar.

A turma que realizou a montagem da máquina está no primeiro módulo do curso de Eletrônica Digital e afirmam que o projeto foi inovador na aprendizagem. “Desde o início foi um desafio muito grande montar a impressora, porque tudo é muito novo pra gente. Todos estamos empolgados e felizes com o resultado”, declarou o estudante do curso de Eletrônica Digital, Marcos Souza.

A impressora que tem como base a plataforma Arduino deve ser ligada em um computador, em seguida é feita a imagem que passará por um comando do software e por fim a peça é impressa. Entre os objetos produzidos pela equipe estão uma coruja, um símbolo do Batman, alguns objetos didáticos e até mesmo uma prótese medicinal. Estas e outras peças serão expostas na sala D35, no Bloco D, na Feira Tecnológica da Fucapi.

SOBRE A FEIRA

Com o tema ‘Soluções inovadoras, grandes desafios’, os alunos da Escola Fucapi irão apresentar 85 projetos.

A Feira Tecnológica da Fucapi é um evento que acontece anualmente com entrada gratuita, aberto ao público interessado em inovação e tecnologia. Empresas, investidores, empreendedores e estudantes estão convidados a visitarem o evento.

“É importante destacar que os alunos dos cursos técnicos da Fucapi se preocupam muito com as deficiências do nosso Estado, e por meio do estudo, da pesquisa e do incentivo à inovação, estes alunos propõem soluções para que tais carências sejam superadas”, frisou o coordenador da Escola e um dos organizadores do evento, André Valente.

Fonte: Agência Fucapi, Monique Alencar