INCT Adapta está com inscrições abertas para concurso voltado aos estudantes
13/04/12 – Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o concurso Adapta na Rio +20. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a participação juvenil nas discussões sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.
Promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta), o concurso é voltado para estudantes de 11 a 18 anos, que estejam no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º Ano) ou no Ensino Médio. Podem participar alunos de escolas municipais, estaduais, federais e privadas.
Como participar – Os interessados deverão criar uma frase ou texto curto (até 2800 caracteres com espaços), na forma de um conselho, sugestão ou ideia aos representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), sugerindo como o Brasil, seja através de ações governamentais ou da sociedade, poderia promover mudanças positivas na Economia Verde, que fossem percebidas em todo o mundo.
Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição disponível aqui.
A iniciativa do concurso é da Coordenação de Programas Aplicados do INCT Adapta e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS). O concurso tem o patrocínio da Firma Biotec e da Applied Biossystems.
De acordo com a coordenadora de Programas Aplicados do INCT Adapta, Vera Val, a ideia é que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos. Até mesmo quem estiver de fora dessas reuniões pode ajudar pensando em maneiras de diminuir seu impacto na Terra.
“Os jovens têm o direito de serem alertados e informados sobre a situação do planeta. Têm o direito de serem provocados a pensar, a refletir sobre o futuro econômico, social e ambiental de seu entorno e do restante do mundo. Nossas escolas não estão provocando a menor reação nesses jovens. Assim, esse concurso tem também a intenção de provocar essa camada da população a refletir e buscar informações sobre o problema e sobre como ela mesma poderá buscar uma solução”, explicou a coordenadora.
A questão a ser refletida e respondida pelos jovens no concurso é, se pudessem estar na Rio+20, o que recomendariam aos que podem decidir sobre o destino do planeta?
Premiação – As frases inscritas serão avaliadas e julgadas por uma comissão composta por mestres, doutores e pós-graduandos, no período de 1 a 10 de junho de 2012. O resultado será divulgado no dia 15 de junho.
Serão premiadas as três melhores frases selecionadas pela comissão. Os textos serão encaminhados à organização da Rio+20. Os alunos autores das frases vencedoras do 1º (primeiro lugar), do 2º (segundo lugar) e do 3º (terceiro lugar) receberão como premiação cada um, um Net Book, um Tablet e um telefone celular “touch screen”, respectivamente.
Leia o regulamento completo do concurso aqui.
Tema: Economia Verde – Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), principal autoridade global sobre meio ambiente da ONU, a economia verde é uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente riscos ambientais e escassez ecológica.
Definem ainda que, em uma economia verde, o crescimento de emprego e renda para a população deve ser impulsionado por investimentos públicos e privados, visando a redução da poluição e das emissões de carbono, otimizando o uso dos recursos naturais, além do aumento da eficiência energética e a prevenção de perdas da biodiversidade.
Sobre a Rio+20 – A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu o nome de Rio+20 por acontecer exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92, também promovida pela ONU na capital fluminense para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente.
A conferência terá dois temas principais: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
A Rio+20 deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Ciência em Pauta/SECTAM, por Anália Barbosa