Indústria e governo debatem propostas a serem levadas à COP-20
Integrantes da indústria brasileira debateram na segunda-feira (27) com representantes do Itamaraty compromissos e propostas que o setor levará a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP-20. No encontro, realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF), foram discutidas as política internacionais do clima e seus impactos ambientais e econômicos.
A COP-20 ocorrerá nas duas primeiras semanas de dezembro, em Lima, no Peru. Além de preparar um documento para a conferência, a indústria busca auxiliar o Itamaraty quanto à posição que o Brasil levará para a COP-21, prevista para o fim de 2015, em Paris. Nessa ocasião, é esperado um grande acordo internacional para redução de emissões de gases de efeito estufa.
O chefe da Divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do Ministério das Relações Exteriores, ministro Everton Lucero, destacou dois aspectos fundamentais que devem ser definidos em Lima para o sucesso de um possível acordo no ano que vem: delimitar, durante a COP-20, as informações que cada país terá de incluir nas suas contribuições e avançar no esforço de buscar um meio termo em relação às negociações.
“Temos que trabalhar com uma perspectiva que não limite a nossa capacidade de desenvolvimento”, disse Lucero. “É preciso haver uma regra comum para que não haja retrocesso em termos de acordo”, justificou.
A indústria brasileira estará na COP-20, em Lima, com uma delegação de cerca de 30 integrantes e será anfitriã de uma reunião, no dia 11 de dezembro, na capital peruana.
Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do Portal da Indústria