Inicia hoje o Fórum Nacional do Consecti e Confap que aborda a “Internacionalização da Ciência e da Tecnologia brasileira”

29/11/11 “A internacionalização da Ciência e da Tecnologia brasileira”, este é o tema central do Fórum Conjunto do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que acontece em Manaus, hoje e amanhã, 1º e 2 de dezembro, no Studio 5 Centro de Convenções, com o organização local da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

O encontro reúne os presidentes das FAPs, os secretários estaduais de Ciência e Tecnologia de todo o Brasil e representantes de instituições de ensino e pesquisa internacionais. Confira a programação.

Siga a SECTAM no Twitter!                              

Alguns dos mais importantes institutos de pesquisas do mundo estarão presentes no encontro como a Bill & Melinda Gates Foundation dos Estados Unidos, a Centre National de La Recherche Scientifique da França e o International Science and Technology Partnerships do Canadá.

Também já confirmaram presença o embaixador da França, Yves Saint-Geours, o Adido de Ciência e Tecnologia da Embaixada da França, Eric Bourland, o embaixador da Bélgica, Claude Misson, o secretário Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Rodrigues Elias, que juntamente com os outros convidados serão recepcionados pelo governador do Amazonas, Omar Aziz, durante a abertura do Fórum, às 9h, hoje (1º/12).

Para o secretário de C&T do Amazonas e presidente do Consecti, Odenildo Sena, o evento é uma oportunidade para ampliar e reforçar parcerias e intercâmbios internacionais. “De tal modo que eles cresçam e nós também, compartilhando as competências que cada um detém”, afirmou. No início de outubro, Odenildo Sena participou de uma comissão de ciência e tecnologia com representantes do Amazonas, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Rio de Janeiro que visitou as instituições europeias que agora participam do Fórum. “Juntamente com instituições canadense e norte americana, teremos oito instituições francesas participando do Fórum”, antecipou.

O presidente do Confap, Mario Neto Borges compartilha da mesma opinião e acrescenta que este Fórum tem um significado especial na medida em que o Consecti e Confap conseguiram ultrapassar a fronteira brasileira e articular a participação de instituições internacionais. “Com isso temos a expectativa de que estejamos contribuindo para aprimorar o padrão da ciência brasileira, adequando-a aos padrões internacionais”, disse.

A internacionalização é o caminho natural para um país que pretende assumir um posto de destaque no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação mundial. Ela ocorre normalmente por meio do desenvolvimento de projetos e pesquisas conjuntas entre instituições brasileiras e estrangeiras, através do estímulo ao intercâmbio de estudantes, professores e PhDs e a organização de eventos em parceria com entidades internacionais.

Essas vertentes serão objeto de intensa discussão durante o Fórum, que contempla no primeiro dia, após a sessão de abertura, a assinatura das parcerias com o Institut Nacional de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria) e com o  Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), além da apresentação do Sistema de Indicadores para as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Sifaps). No segundo dia, várias mesas-redondas ocorrerão. O destaque é a consolidação das parcerias entre Brasil e França.

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, com informações do Confap e Agência Fapeam.