Iniciativas de incentivo ao desenvolvimento sustentável serão premiadas
Pesquisadores, dirigentes institucionais, estudantes, técnicos e empresários se reuniram na manhã desta quinta-feira (8/7) para o lançamento oficial divulgação de quatro premiações de incentivo às atividades de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) na Amazônia: Professor Samuel Benchimol, Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente; 50 anos da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e 200 anos da presença Judaica na Amazônia.
O evento, organizado pela Secretaria de Estado de ciência e Tecnologia (Sect/Am) aconteceu na manhã no Auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foram detalhadas informações, características, categorias e valores dos prêmios em cada uma delas. Na ocasião, os representantes das quatro premiações foram congratulados com uma medalha de honra ao mérito pelo trabalho desenvolvido na região. Foi uma ocasião de prestar homenagem ao trabalho de instituições e pessoas que se destacam no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.
Ao iniciar a coordenação da reunião, o secretário adjunto da Sect, Waltair Machado, enfatizou o papel importante no conhecimento sobre a Amazônia proporcionado pelo trabalho de Samuel Benchimol e a valorização que os parceiros dão ao investir em iniciativas de C,T&I, aliando a produção intelectual com a aplicação prática dos projetos. “Prestamos nosso reconhecimento ao trabalho incansável de profissionais que encontram na Amazônia seu campo para investir forças, conhecimento e contribuem para o seu desenvolvimento”, assegurou.
Em nome da família do homenageado, o empresário Jaime Benchimol agradeceu a renomada homenagem em menção à sétima edição do Prêmio Samuel Benchimol. “A Amazônia foi tema único da vida do meu pai como professor, pesquisador, escritor e empresário. É com alegria que vemos esse legado continuar a se projetar e o prêmio é a manifestação maior dessa projeção porque instiga novos pesquisadores a continuarem estudando a Amazônia nos seus aspectos sociais, econômicos, ambientais e tecnológicos”, sublinhou Benchimol.
Segundo o gerente geral do Banco da Amazônia, Gilberto Almeida, a razão de ser do Banco é o desenvolvimento sustentável dessa região e contribuir para a qualidade da nossa gente. “A participação entusiasta do Banco nos Prêmios reafirma nossa missão em fomentar a produção de riqueza de forma sustentável”, afirmou o representante.
No seu pronunciamento, a reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales acentuou que a premiação se consolida como caminho de produção de conhecimento necessário para a Amazônia, com a participação de importantes instituições.
O coordenador geral dos prêmios e consultor do Ministério de Indústria e comércio Exterior (MDIC), José Rincon Ferreira, agradeceu o empenho de todos os envolvidos nas premiações, organizadores, patrocinadores, participantes da equipe julgadora e divulgadores.
Ele fez uma apresentação dos prêmios e destacou que as premiações não exigem titulação acadêmica dos candidatos. “A oportunidade é aberta a estudantes, professores, empresários, enfim, qualquer pessoa que tenha interesse em estudar e apresentar propostas para o desenvolvimento da Amazônia. Inclusive já temos, pela primeira vez, a inscrição de uma adolescente de 12 anos”, comemorou Rincón.
Incentivo ao empreendedorismo
Os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente têm o objetivo de promover uma reflexão sobre perspectivas econômicas, tecnológicas, ambientais, sociais e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica, assim como fomentar a interação entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais da Região.
O período de inscrições está aberto até 31 de agosto de 2010 e devem ser feitas no Formulário eletrônico http://www.amazonia.desenvolvimento.gov.br.
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em 19 de novembro na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) no marco comemorativo dos 50 anos de sua fundação.