INOVAÇÃO – Designer paraense transforma lentes de óculos em joias

Lentes de óculos como matéria-prima para joias. Este é o trabalho desenvolvido pela designer paraense Lídia Abraihm, que transforma material que iria para o lixo em peças como anéis e pingentes.

Em 2010, Lídia firmou parceria com uma das maiores redes de óticas do Pará para aproveitar detritos que acabavam sem utilização. “As lentes trocadas pelos clientes ou devolvidas por algum defeito não tinham destino certo e seu descarte era complicado, assim como o armazenamento. Com a parceria, ganhamos eu, quem aprecia joias, a empresária da ótica e todos, já que o trabalho é ecologicamente correto”, explica.

Antes de compor as joias, as lentes passam por um processo que prepara o material para a composição, semelhante ao que acontece com a lapidação das gemas, ocasião em que também há o tingimento. Lídia garante que as joias não perdem em qualidade. "Recebemos muitos elogios e a aceitação tem sido muito boa”, conta, lembrando que o material apresenta longa durabilidade. “As lentes podem durar mais de 500 anos”, ressalta.

Currículo

A designer é uma das revelações paraenses. Em seu currículo, reúne títulos importantes, como a única profissional da região Norte a estar entre os 20 classificados na edição 2010 do Audiction, um dos mais importantes concursos do setor na América Latina, promovido a cada dois anos pela multinacional Anglo Brasil, com sede em Minas Gerais. A peça vencedora foi ‘Prece’, dois anéis que representam a fé, em formato de asas e que pesam 500 gramas. A novidade também foi apresentada no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo, no Anhembi, em São Paulo, até esse domingo (17). As peças foram comercializadas no espaço Joias do Brasil.

Lídia está entre os 14 empresários atendidos pelo projeto Gemas e Joias na região de Belém, realizado pelo Sebrae no Pará. Ela integra o grupo Cardume da Amazônia. Hoje, além de designer, é uma das donas da empresa Hanna Mariah.

Fonte: Agência SEBRAE, por  Silvaneide Guedes