Inovação no setor gastronômico é o diferencial em restaurante da cidade

O Sebrae realiza o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) em todos os Estados brasileiros. Foto: Reprodução

O setor de bares, restaurantes e lanchonetes cresceu de forma sustentável na última década, tanto em termos de demanda quanto de oferta. A maior concorrência tem obrigado as empresas a buscarem alternativas para ganhar competitividade, sendo a inovação, elemento chave nesse processo. A Fucapi e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AMcontribuíram com o segmento, tornando empresas mais inovadoras por meio do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

Com o Programa a Sanduicheria Sandugão, por exemplo, lançou recentemente um rodízio inédito de cachorros-quentes, fazendo adaptações para que a ação se tornasse viável, o que ganhou repercussão nacional por meio da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Agora foi a vez do restaurante Fish Maria, que fez um recente ajuste no modelo de negócios alternando de peixaria para restaurante de comidas regionais e apostando na inovação gastronômica que tem despontado na região norte do País. Essa mudança no modelo de negócios, que entrou em curso com a participação no programa ALI, culminou com a conquista de quatro prêmios recentemente.

“Estamos criando cardápio com novas opções, buscando trazer cada vez mais clientes, por meio disso o Fish Maria foi o segundo colocado no ComidadiButeco, primeiro colocado no Desafio Doritos, terceiro lugar no Brasil Sabor, além de ter recebido a honraria maior do prêmio Dólman 2014, onde o proprietário Paulo Fortunato, foi considerado o melhor chef do Amazonas”, destacou Priscila Monteiro, responsável pela empresa pelo Programa ALI.

Para o coordenador do programa pela Fucapi, Ewerton Larry, o ALI vem buscando esse enfoque mais dinâmico e tem articulado ações que não dependam tanto dos serviços tecnológicos. “É nesse contexto que o trabalho do ALI tem que ser colocado, de apoiar que a inovação tenha um caráter tecnológico e de conquista de mercado”, acrescentou Larry.

SOBRE O PROGRAMA

O Sebrae realiza o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) em todos os Estados brasileiros.Os ALIs são profissionais que após passarem por capacitação oferecida por meio desta parceria, passam a atuar diretamente com os empresários, ajudando no desenvolvimento da sua marca e buscando uma melhor colocação da empresa no mercado.

Ainda de acordo com o coordenador, a utilização do assessoramento gratuito de um profissional qualificado nos mais diversos segmentos tem sido o grande responsável pelo crescimento de muitas empresas locais. “Atualmente o apoio dado pelo ALI tem sido eficaz para o crescimento e melhor colocação do produto ou serviço no mercado”, ressaltou.

Fonte: Agência Fucapi