Inovamazonas abre discussão sobre investidor-anjo

“Investidor-Anjo do Amazonas” foi o tema da palestra ministrada pelo economista e representante da  Associate na SP Ventures, Felipe Cresciulo, como parte da programação do III Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (Inovamazonas 2012). Apontado como um dos maiores eventos da região na área, o Inovamazonas está atraindo grande público.

 “Atualmente, o mercado é muito competitivo e para se manter, muitos empreendedores acabam buscando dinheiro de investidor-anjo. Mas, para que alguém queira injetar dinheiro em um negócio, é preciso provar que tem experiência no mercado, uma equipe qualificada e engajada no projeto”, comentou.

Outro ponto importante no processo de avaliação do investimento no caso de quem é investidor-anjo é saber que existem riscos, entre eles, é possível destacar a perda de capital. Segundo o palestrante, uma medida que pode ajudar a prevenir essa perda é o compartilhamento de investimentos. “Hoje, a tendência é formar grupos de anjos para agrupar e facilitar o acesso ao investimento financeiro, conhecimento e experiências. O empreendedor que busca o investidor-anjo precisa pesquisar e buscar investidores na mesma área para agregar à empresa”, afirmou.

De acordo com Cresciulo, no caso do Amazonas, essa modalidade precisa observar três critérios: oportunidades geradas a partir da floresta, oportunidades surgidas a partir do  próprio modelo Zona Franca de Manaus, além da baixa concorrência.

O que é um investidor-anjo?

O termo investidor-anjo representa aqueles investimentos feitos por um executivo bem sucedido, agindo como pessoa física, que entra com apoio financeiro, mas também com a experiência de mercado e posicionamento político na empresa, que recebeu o capital.

PALESTRANTE

Felipe Campos Cresciulo, Associate na SP Ventures, é economista pelo Insper, com ênfase em estudos sobre a indústria de Venture Capital brasileira, e aprofundamento na London School of Economics and Political Science (LSE). Possui experiência na condução de investimentos de Venture Capital, originando, analisando e acelerando investimentos em empresas inovadoras do Fundo Criatec no Estado de São Paulo, com foco nos setores de tecnologias agropecuárias e novos materiais. Dentre as empresas avaliadas e acompanhadas, encontram-se a Enalta S/A (automação mecânica no setor de agricultura); BUG S/A (desenvolvimento de parasitóides); Imeve S/A (produtos inovadores na área de veterinária); e CVD Vale S/A (desenvolvimento de brocas de diamante artificial para perfurações).

 INOVAMAZONAS

 O III Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (INOVAMAZONAS 2012) é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI–AM). É realizado em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) por meio do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena Empresa (Sebrae/AM) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

>> Inovamazonas promove palestra sobre empreendedorismo em Manaus

O tema deste ano é Investidores de Risco e tem como objetivo estimular a criação de um Fundo de Investimento em Empresas para o Amazonas (Investamazonas), em contribuição com a área estratégica de desenvolvimento econômico do Estado.

 

CIÊNCIAemPAUTA, por Danyelle Soares

Edição: Lisângela Costa